Treinamento auditivo: material para estimulação da habilidade de localização sonora

Treinamento auditivo: material para estimulação da habilidade de localização sonora

 
 
O sistema auditivo tem uma incrível habilidade de identificar a fonte de sons ao seu redor. Quando você dirige, por exemplo, você tem a capacidade de identificar de onde vem o som de uma moto, se este vem do lado direito ou esquerdo. Para nós fonoaudiólogos, esta habilidade é chamada “localização sonora”. Algumas pessoas apresentam dificuldades de localizar a fonte sonora e então precisam ser estimuladas quanto a esta habilidade. A sugestão de material que gosto bastante de utilizar, principalmente com meus pacientes pré-adolescentes, é o vídeo “Corte de Cabelo Virtual”, que é facilmente extraído no site do “You tube”. Segue o link: https://www.youtube.com/watch?v=L6ChOW5Fcrk
 
Uma atividade que utilizo muito é solicitar que o paciente preencha um quadro no qual ele escreve qual é a origem do som. Veja uma sugestão de quadro: 
 
Acontecimento
Origem do som
Porta abrindo
Atrás da pessoa
Alguém bate na porta
Atrás da pessoa
O senhor vai chamar o barbeiro
Lado esquerdo
Demonstração do som do saco
Direita, esquerda, acima da cabeça
O telefone toca
Atrás da pessoa
O barbeiro lava as mãos
Lado direito
O barbeiro começa a cortar o cabelo
Direita
Cada paciente é único, com demandas terapêuticas específicas. Portanto é provável que você tenha que ajustar a atividade ao seu paciente! Boa terapia!
* As informações fornecidas neste blog devem servir apenas de orientação geral para um fonoaudiólogo e jamais devem ser substituídas pela consulta com um fonoaudiólogo habilitado no diagnóstico e intervenção para o distúrbio do processamento auditivo.
 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Atendimento pelo WhatsApp
Rolar para cima