Leitura compartilhada: uma prática que dá certo!

Leitura compartilhada: uma prática que dá certo!
 
     A leitura compartilhada ou colaborativa é aquele momento em que o professor e os alunos leem juntos um determinado texto e apresentam suas impressões e ideias a respeito do que foi lido. É considerada por alguns uma prática sem importância, mas segundo pesquisas recentes é uma prática que carrega um momento muito rico e de extremo aprendizado! 
    A pesquisa conduzida pela fonoaudióloga Soraia Romano-Soares na Faculdade de Medicina e na Faculdade de Educação da USP aponta o quanto a prática da leitura compartilhada amplia o repertório linguístico e vocabular, promove o desenvolvimento da compreensão da leitura crítica e contribui no desenvolvimento da produção escrita.
     Participaram deste estudo 60 escolares do quarto ano de uma escola estadual de São Paulo que passaram por 16 encontros semanais (o primeiro encontro era realizada a avaliação e o último a reavaliação), nos quais a cada semana era apresentada uma história e discutidas o tema do livro e as mensagens que são extraídas da história. Ao final da discussão direcionava-se o escolar a escrever outra história com o mesmo tema do livro do encontro.
      Veja abaixo a lista de livros utilizada:
 
Fonte: Romano-Soares et al., 2010.
 
     A avaliação inicial e final foram comparadas e constatou-se que houve um crescimento significante entre as fases inicial e final tanto na competência linguística e na produção escrita. Para saber mais sobre os procedimentos diagnósticos realizados neste estudo e as diretrizes realizadas em cada encontro acesse o artigo completo disponível em: http://www.scielo.br/pdf/pfono/v22n4/03.pdf. 
 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Atendimento pelo WhatsApp
Rolar para cima