Dor de ouvido: por que viajar de avião incomoda tanto as crianças?
 
 
Quem de nós já não presenciou no avião alguma criança chorando? Então… hoje comentarei um pouco mais sobre isso! E por que as crianças choram tanto!
Então vamos lá! Este desconforto é chamado “barotrauma”causado pela diferença de pressão entre a orelha média (atrás da membrana timpânica) e o conduto auditivo externo (pressão atmosférica).
A tuba auditiva está diretamente envolvida com a fisiopatologia do barotrauma uma vez que tem como função equalizar a pressão no espaço da orelha média com o meio ambiente ao seu redor.
Existem diferenças da tuba auditiva de adultos e crianças, favorecendo o barotrauma nas crianças. A tuba auditiva da criança, em geral, é mais curta, mais “flácida” e mais horizontalizada, quando comparada com a tuba auditiva dos adultos. Esta diferença impede a troca adequada de gases entre a orelha média e o meio ambiente, favorecendo a entrada de secreção da rinofaringe em direção à orelha média… por isso a dor… por isso o choro.
Tuba auditiva da criança e do adulto
Então vamos a algumas dicas para evitar a dor de ouvido nas crianças pequenas:
 
* Mantenha a criança acordada durante a decolagem e aterrisagem. De algo que ela possa beber ou sugar, como o peito. O movimento da boca fará com que a tuba auditiva se abra, o que facilita a equalização do ar no ouvido médio.
 
* Mantenha o nariz da criança sempre descongestionado e higienizado!
 
* Antes da viagem certifique-se que a criança esteja com as vias aéreas saudáveis. Se o pequeno estiver gripado ou com rinite, o mais aconselhável é procurar ajuda médica para descongestionar o nariz.
Boa viagem!
Referência:
XI Manual de Otorrinolaringologia Pediátrica da IaPO.