Como os pais podem identificar os primeiros sinais do distúrbio do processamento auditivo em crianças com neurofibromatose tipo 1 (NF1)?
 
 
 
Os pais geralmente são os primeiros a perceber algumas dificuldades na aprendizagem, no desenvolvimento de linguagem e no convívio social. Muitos pais me perguntam os sinais que são observados na neurofibromatose tipo 1 quando se tem um quadro de distúrbio do processamento auditivo (DPA). Então listo abaixo alguns, mas atenção! É preciso que a criança apresente uma associação desses sinais e é necessária uma avaliação cuidadosa do Fonoaudiólogo para a confirmação do DPA.
 
Então vamos lá:
 
– Dificuldade de atenção;
 
– Agitação excessiva;
 
– Tem dificuldade de escutar em ambiente ruidoso;
 
– Parece que às vezes escuta, as vezes não;
 
– Parece ligada a todos os sons do ambiente (a caneta que cai, ao carro que buzina na rua, ao tique-taque do relógio, etc);
 
– É esquecida;
 
– Tem dificuldade de entender ordens e regras;
 
– Confunde-se ao contar um fato ou história;
 
– Tem dificuldade para se expressar;
 
– Comete muitos erros gramaticais;
 
– Tem dificuldades para entender palavras com duplo sentido;
 
– Não entende bem as piadas;
 
– Não consegue entender bem o que lê;
 
– Inverte letras ao escrever (b, d, p, q) ou troca letras com sons parecidos (p/b, t/d, f/v, m/n, etc);
 
– Tem letra feia (disgrafia);
 
– Apresenta alteração de alguns sons da fala principalmente “r” e “l”;
 
– Apresenta baixo rendimento escolar.
 
 

 

About the Author:

Graduada em Fonoaudiologia (2009), mestre (2011) e doutora (2016) em Ciências Aplicadas à Saúde do Adulto pela Faculdade de Medicina da UFMG. Realizou cursos no Centre de Linguistique Appliquée (Université de Franche-Comté) – França (2013). Participa anualmente de congressos internacionais, sendo o de 2015 em Monterey na Califórnia/EUA. Publicou estudos importantes nos periódicos Journal of Communication Disorders e Arquivos de Neuro-Psiquiatria. Atualmente participa do grupo de pesquisas em Neurofibromatoses do Hospital das Clínicas da UFMG. Tem experiência clínica nas áreas de audiologia e linguagem, com ênfase em processamento auditivo, treinamento auditivo, distúrbios de linguagem e aprendizagem. Currículo completo: http://lattes.cnpq.br/1978022333477136

  1. Tiago Alexandre 22 de abril de 2017 at 15:17 - Resposta

    Qual remédio que devo usar para concentração?

    tiagoalexandreonline@hotmail.com

  2. Pollyanna Barros Batista 22 de abril de 2017 at 15:21 - Resposta

    Olá Tiago Alexandre! Tudo joia? É necessário que você passe por uma avaliação médica para que ele avalie ou não a necessidade do uso de medicação! Obrigada pelo comentário no post!

Deixe um Comentário

Este site usa o plugin Akismet para reduzir spam. Você pode aprender aqui como seu comentario é processado antes de ser publicado.

MENU

INSCREVA-SE

Receba automaticamente novos posts por e-mail

Nome e Sobrenome:

Endereço de e-mail

Facebook
Facebook
PINTEREST
PINTEREST
INSTAGRAM
Whatsapp