Habilidades auditivas, processamento fonológico, inteligência e suas relações com a leitura de escolares
 
 
Olá!
 
Dia 24/10 tive a oportunidade de acompanhar a defesa de doutorado da fonoaudióloga Hellen de Oliveira Valentim Campos que teve como orientação o professor Dr. Rui Rothe-Neves e coorientação da professora Dra. Luciana Mendonça Alves.
 
O estudo da fonoaudióloga Hellen teve como objetivos principais verificar como as habilidades de processamento auditivo temporal (PAT), processamento fonológico interagem entre si e com a leitura de escolares falantes do português, assim como verificar se nessa população a inteligência se correlaciona com a leitura.
 
Os métodos utilizados envolveram a aplicação de tarefas específicas para a avaliação de tais habilidades em uma amostra de escolares do 3º ao 5º ano do ensino fundamental.
 
Os achados revelaram que a habilidade de leitura correlacionou-se diretamente com a consciência fonológica e o acesso lexical e indiretamente com o PAT, via consciência fonológica. A inteligência não esteve correlacionada a nenhuma das tarefas de leitura.
 
Estes resultados corroboram o papel das habilidades de processamento fonológico e PAT sobre a leitura e reforçam a importância da estimulação dessas habilidades em crianças pré-escolares e escolares, com o intuito de promover o desenvolvimento adequado da competência leitora, assim como podem fomentar as intervenções terapêuticas na população com dificuldade de leitura.
 
O estudo da fonoaudióloga Hellen, sem sombra de dúvidas, é importantíssimo para a compreensão dos mecanismos envolvidos na habilidade de leitura. Com certeza indico sua leitura quando estiver disponível na biblioteca digital da UFMG (Tese: “Habilidades auditivas, processamento fonológico, inteligência e suas relações com a leitura de escolares”) e o seu artigo (que logo logo será publicado!).

 

About the Author:

Graduada em Fonoaudiologia (2009), mestre (2011) e doutora (2016) em Ciências Aplicadas à Saúde do Adulto pela Faculdade de Medicina da UFMG. Realizou cursos no Centre de Linguistique Appliquée (Université de Franche-Comté) – França (2013). Participa anualmente de congressos internacionais, sendo o de 2015 em Monterey na Califórnia/EUA. Publicou estudos importantes nos periódicos Journal of Communication Disorders e Arquivos de Neuro-Psiquiatria. Atualmente participa do grupo de pesquisas em Neurofibromatoses do Hospital das Clínicas da UFMG. Tem experiência clínica nas áreas de audiologia e linguagem, com ênfase em processamento auditivo, treinamento auditivo, distúrbios de linguagem e aprendizagem. Currículo completo: http://lattes.cnpq.br/1978022333477136

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