Fonoaudiologia e Neuropsicologia

 

Antigamente a Fonoaudiologia abrangia apenas 4 especialidades (audiologia, linguagem, voz e motricidade oral), porém hoje abrange 11 especialidades e entre elas está a Neuropsicologia. A Neuropsicologia tem crescido muito, e rapidamente no Brasil.

Muitas pessoas associam a Neuropsicologia com o psicólogo e a aplicação de testes. A Neuropsicologia é muito mais que isso, é uma área interdisciplinar de pesquisa, nascida de esforços de neurologistas e psiquiatras principalmente do hemisfério norte.

A Neuropsicologia, como hoje conhecemos, foi se consolidando por meio de parcerias entre profissionais de diversas áreas que englobam também o fonoaudiólogo e o linguista.

Então, o que é a Neuropsicologia, a qual não se reduz ao uso de testes? Este e outros questionamentos serão respondidos na próxima série de textos sobre o assunto que começa essa semana!

Confira alguns temas que serão abordados nesta série de textos:

  • Neuropsicologia como objeto de estudo das relações entre cérebro e comportamento, mente ou cognição.
  • A importância dos testes neuropsicológicos.
  • Instrumentos neuropsicológicos que o fonoaudiólogo pode aplicar (ex: Neupsilin-inf).
  • Como obter o título de especialista em Neuropsicologia pelo Conselho Federal de Fonoaudiologia.
  • Funções neuropsicológicas.
  • Desafios da neuropsicologia.

Tem algum tema em especial sobre a Neuropsicologia que você gostaria de ver no blog? Deixe sua sugestão nos comentários!

About the Author:

Graduada em Fonoaudiologia (2009), mestre (2011) e doutora (2016) em Ciências Aplicadas à Saúde do Adulto pela Faculdade de Medicina da UFMG. Realizou cursos no Centre de Linguistique Appliquée (Université de Franche-Comté) – França (2013). Participa anualmente de congressos internacionais, sendo o de 2015 em Monterey na Califórnia/EUA. Publicou estudos importantes nos periódicos Journal of Communication Disorders e Arquivos de Neuro-Psiquiatria. Atualmente participa do grupo de pesquisas em Neurofibromatoses do Hospital das Clínicas da UFMG. Tem experiência clínica nas áreas de audiologia e linguagem, com ênfase em processamento auditivo, treinamento auditivo, distúrbios de linguagem e aprendizagem. Currículo completo: http://lattes.cnpq.br/1978022333477136

Deixe um Comentário

Este site usa o plugin Akismet para reduzir spam. Você pode aprender aqui como seu comentario é processado antes de ser publicado.

MENU

INSCREVA-SE

Receba automaticamente novos posts por e-mail

Nome e Sobrenome:

Endereço de e-mail

Facebook
Facebook
PINTEREST
PINTEREST
INSTAGRAM
Whatsapp