O Fonoaudiólogo pode utilizar instrumentos de avaliação neuropsicológica na sua prática clínica?

Desde o ano de 2013 o Conselho Federal de Fonoaudiologia discute estratégias com o Conselho Federal de Psicologia para formalizar a utilização de instrumentos de avaliação neuropsicológica pelo fonoaudiólogo, visto que tal prática era somente permitida a psicólogos.

Após discussões e reuniões sobre o tema, ambos os Conselhos de Psicologia e Fonoaudiologia entraram em acordo, e elaboraram uma resolução conjunta que permite o fonoaudiólogo utilizar na sua prática clínica instrumentos de avaliação neuropsicológica.

Abaixo disponibilizo a Resolução Conjunta 001/2017, publicada no DOU, seção 1, dia 2/10/2017, páginas 84 e 85 para consulta. Este material também pode ser consultado na página do Conselho Federal de Fonoaudiologia http://www.fonoaudiologia.org.br/cffa/wp-content/uploads/2013/07/res-conjunta-neupsilim.pdf

Em breve vou escrever um post com os principais instrumentos que o fonoaudiólogo pode utilizar e quais os requisitos importantes que o este profissional deve ter ao inseri-los na sua prática clínica.