Inteligência, problemas comportamentais e preocupações psicossociais na NF1*

Inteligência na NF1

Como na população em geral, a inteligência em crianças com NF1 abrange toda a faixa, abaixo da média até acima da média. Estudos mostraram uma tendência para pontuações de QI em crianças com NF1 para ser “deslocado para a esquerda” (ou seja, baixa) por volta de 80. No entanto, qualquer indivíduo pode pontuar abaixo ou acima.

Problemas comportamentais na NF1

Problemas comportamentais associados à NF1 podem incluir déficit de atenção e hiperatividade (TDAH), como ocorre na população em geral. Apesar que este problema é um resultado direto de uma condição genética complexa, crianças com NF1 que têm problemas comportamentais respondem às mesmas intervenções que qualquer criança: atenção individualizada, modificação comportamental e, em alguns casos, medicação. A medicação nunca deve ser usada como uma abordagem única, mas pode ser útil para algumas crianças com NF1.

Preocupações psicossociais na NF1

Crianças com distúrbios de aprendizagem ou outras deficiências podem sentir-se intimidadas por seus colegas. As raras complicações físicas da NF1 na infância são frequentemente sujeitas a perguntas ou provocações dos colegas de turma, um alto nível de sensibilidade tanto para a criança com NF1 quanto para os outros alunos.

Este comportamento é frequentemente resultado da falta de conhecimento entre os seus pares, e pode ser neutralizado ao fornecer informações precisas e adequadas à idade. Crianças com NF1 frequentemente sofrem de isolamento social, baixa autoestima, ansiedade, ou depressão. Para aqueles que lidam com várias intervenções médicas, dificuldades de aprendizado e questões sociais associadas à NF1, o dia típico da escola pode ser psicologicamente exaustivo.

* Este texto foi escrito por Bruce R. Korf da Universidade do Alabama (EUA) e traduzido integralmente e literalmente por Pollyanna Barros Batista. A versão original pode ser acessada no link http://www.ctf.org/images/uploads/resources/CTF-NF1_for_Educators_web-ready_(1).pdf.