Nova série de textos! Habilidades de linguagem oral importantes para desenvolvimento de leitura e escrita

Nova série de textos! Habilidades de linguagem oral importantes para desenvolvimento de leitura e escrita

Ano novo, série de textos novos!

No conjunto de habilidades fundamentais ao ser humano destaca-se a linguagem e suas variantes: oral, escrita e a de sinais. A linguagem oral, especificamente, pode ser definida como um sistema finito de princípios e regras que possibilita a um falante codificar significado em sons e que um ouvinte decodifique sons em significado. Em outras palavras, na codificação, o falante realiza a conversão de um conceito ou ideia que deseja comunicar em uma série de sons e, na decodificação, o ouvinte processa os estímulos recebidos (sons), transformando-os (decodificando) novamente em ideia.

Há evidências de que o pleno desenvolvimento de algumas habilidades de linguagem oral, como consciência fonológica, consciência sintática, vocabulário, memória fonológica e nomeação são importantes indicadores de um adequado desempenho da linguagem oral e que são preditores de um adequado desenvolvimento de leitura e escrita.

Pensando nisso, esta nova série de textos abordará as habilidades de linguagem oral importantes para o desenvolvimento de leitura e escrita. Comentarei artigos recentes, darei sugestões de instrumentos de avaliação e dicas de recursos e materiais de intervenção! Vale a pena acompanhar o blog! Você ainda não é cadastrado no blog? Cadastre-se para receber as atualizações em primeira mão diretamente no seu e-mail!

 

4 comentários em “Nova série de textos! Habilidades de linguagem oral importantes para desenvolvimento de leitura e escrita”

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Atendimento pelo WhatsApp
Rolar para cima