O que pode causar problemas com a leitura?

O que pode causar problemas com a leitura?

Quando as crianças têm muita dificuldade com a leitura, isso não significa que elas não sejam inteligentes. Isso também não significa que elas são preguiçosas. Na verdade, as crianças que têm problemas para ler, muitas vezes tentam o máximo que podem. Elas só precisam de mais e melhor suporte para aprimorar.

Quando as crianças estão “ruins” na leitura, o primeiro ponto a observar é quantos anos têm. Nem todas as crianças se desenvolvem no mesmo ritmo, e algumas podem demorar mais do que outras para aprender a ler. As diferenças podem ser ainda maiores para as crianças imaturas.

Você também pode ver como estão sendo letradas. Se elas não estão recebendo o tipo de instrução de que precisam, isso pode afetar a rapidez com que aprendem e o quão bem elas leem.

Outro fator possível é a hereditariedade. As dificuldades de leitura geralmente ocorrem em famílias.

Há pessoas na sua família que odeiam ler? Talvez eles leiam muito devagar ou cometam muitos erros enquanto leem. Se um familiar próximo tiver dificuldades com a leitura, não seria surpreendente se o seu filho também o tenha!

Algumas crianças aprendem e pensam de maneira diferente, e essas diferenças podem causar problemas com a leitura. Isso inclui uma dificuldade comum de leitura chamada dislexia.

A boa notícia é que quer que esteja por trás das dificuldades do seu filho com a leitura, há pontos que você e a escola podem fazer para ajudar!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Atendimento pelo WhatsApp
Rolar para cima