Questionário – Fisher’s auditory problems checklist for auditory processing evaluation

No  Brasil  existem  três  instrumentos,  todos  para  população  infantil,  que  podem  ser  empregados  como  sinalizadores  da necessidade  de  avaliação  diagnóstica  para  o transtorno do processamento auditivo (TPA). Hoje no blog vou comentar sobre o Questionário – Fisher’s auditory problems checklist for auditory processing evaluation.

Originalmente  o  instrumento  é  descrito  como  Fisher ’ s  Auditory  Problems  Checklist e  versa  sobre  os comportamentos  da  criança  relacionados  às  atividades  de  escuta,  a  maior  parte  delas.  O  questionário  Fisher  tem  sido usado no Brasil, atualmente na versão de Cibian e Pereira (2014).  Existe  a  proposta  da  identificação dos  domínios  contemplados  no questionário,  audição,  atenção,  memória,  linguagem  e  desempenho  escolar .  As  autoras propõem  a  pontuação  de  1  (um)  ponto  para  cada  comportamento  identificado,  assim,  é  possível  obter  o  escore  total (QFISHER­Total)  que  pode  ser  de  até  24  pontos  e  a  pontuação  em  cada  um  dos  domínios  –  QFISHER­audição, QFISHER­atenção, QFISHER­memória, QFISHER­linguagem e QFISHER­desempenho escolar.

Como o questionário possui direitos autorais e é proibida a reprodução indico a leitura do capítulo 22 do Tratado de Audiologia, 2ª Edição (Boechat, et al, 2015) e da referência: Cibian, AP, Pereira LD. Utilização de questionário no monitoramento dos resultados do treinamento auditivo. Distúrbios Comun. São Paulo, 27(3):466-478, setembro, 2015. Nestes locais você terá acesso ao questionário e orientações de aplicação!