Quando as crianças aprendem a rimar?

Quando as crianças aprendem a rimar?

 

“Cai cai balão

Cai cai balão

Aqui na minha mão

Não cai não

Cai na rua do sabão”

Você cresceu ouvindo esta cantiga popular, não é mesmo? Para as crianças, esta cantiga é apenas uma “cantiga” divertida de rimas. Mas rimar é realmente uma habilidade importante para a leitura. Ensina às crianças como a linguagem funciona!

Quando as crianças aprendem a rimar? Algumas crianças têm a ideia de rimar quando são muito jovens. Outros precisam de um pouco mais de tempo para desenvolver a habilidade. E alguns precisam de ajuda extra para entender o que é rima.

Quando as crianças costumam aprender a rimar?

As crianças pequenas se desenvolvem de forma muito diferente, portanto, a capacidade de rimar não chega a todas as crianças ao mesmo tempo. Aprender a rimar também acontece em etapas. Mas a maioria das crianças consegue rimar quando consegue ler.

Veja quando as crianças geralmente desenvolvem habilidades de rima:

Idade 3: Capaz de participar de jogos de rima.

Idade 4: Reconhece palavras que rimam.

Jardim de Infância: Produz sons que rimam.

Depois disso, as crianças geralmente conseguem criar suas próprias rimas.

A rima exige que as crianças ouçam sons e sílabas em palavras. Essas são habilidades de leitura precoce que ajudam as crianças a decodificar as palavras.

Por que as crianças podem ter dificuldades para rimar?

As crianças podem ter dificuldades com as rimas por diferentes razões. Uma é que elas podem ter falhas na habilidade chamada consciência fonológica. Isso inclui a capacidade de conectar letras com sons, o que é essencial para a leitura.

As crianças também podem ficar confusas com o que os sons de uma palavra precisa corresponder. Se os professores pedirem que encontrem palavras com o mesmo som, as crianças poderão observar os primeiros sons, como o som “ca” na palavra casa e na palavra cama. Mas, para rimar, os sons no final das palavras precisam corresponder, como o som “ão” na palavra “balão” e “sabão”.

Atenção também pode ser um fator. Se as crianças tiverem problemas com o foco, elas poderão se desligar em algum momento. Isso é especialmente verdade quando são solicitados a produzir rimas.

Como você pode ajudar seu filho em casa com rimas?

Praticar rimas em casa pode ajudar seu filho a fazer progressos. Aqui estão algumas coisas rápidas e divertidas que você pode fazer sempre que for conveniente:

  • Cante canções de ninar (ou leia uma história que rima).
  • Cante músicas que rimam ou aponte rimas nas suas músicas favoritas.
  • Jogue jogos de rima e outros jogos de palavras. Por exemplo, peça a seu filho que crie palavras que rimam ou que comecem com o mesmo som.

Se você estiver preocupado com o fato de seu filho não rimar, converse com um fonoaudiólogo. Este profissional pode ser uma ótima fonte de informação. Ele também podem sugerir os próximos passos a serem seguidos.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Atendimento pelo WhatsApp
Rolar para cima