Lavar as mãos: Como as crianças podem criar este hábito?

Entre os 16/03 a 18/03, dias que realmente explodiu a angustia da Pandemia do Coronavírus no Brasil e também os últimos dias que atendi em consultório, a queixa mais frequente dos pais no consultório foi: “Estou com muita dificuldade que meu filho mantenha o hábito de lavar as mãos e passar o álcool em gel!”.

Algumas crianças que aprendem e pensam de maneira diferente têm dificuldade realmente em entender o benefício de fazer coisas como lavar as mãos. Ou elas podem não pensar nas consequências se não o fizerem. Também é difícil para algumas crianças seguir as instruções.

Veja abaixo algumas ideias e dicas que dei para os pais destas crianças com TDAH, transtornos de linguagem e aprendizagem e transtorno do processamento auditivo:

  • Coloque lembretes escritos na sua casa, principalmente nos locais onde a criança fica mais.
  • Escreva instruções passo a passo para lavar as mãos, em palavras ou figuras. Coloque-as perto da pia, onde a criança possa vê-las facilmente.
  • Demonstre a maneira correta de lavar as mãos ou exiba um vídeo para elas.

Explique calmamente que lavar as mãos pode impedir que as pessoas fiquem doentes. E não fazer isso coloca as pessoas em risco – especialmente as pessoas mais velhas e as que já têm problemas de saúde!