Por que algumas crianças têm problemas para seguir instruções?

Quando você pede para uma criança que guarde os brinquedos na caixa, o que acontece? Isso sai? Ela vai aos brinquedos, olha e guarda os brinquedos na caixa? Ou nada acontece?

Se a criança não segue as instruções de vez em quando, talvez você não se preocupe, pois as crianças nem sempre fazem o que mandam! Mas se isso acontecer muito, você pode ficar preocupado!

Algumas pessoas podem ver esse comportamento e assumir que é devido à preguiça ou falta de respeito. Mas você conhece a criança. Se você acha que algo está acontecendo, saiba que algumas crianças têm problemas para seguir as instruções.

Como você vê o problema?

Quando a criança tem problemas para seguir as instruções, o resultado final é claro – as coisas não são feitas. Mas nem sempre é claro que a criança tem dificuldades para seguir instruções. Aqui estão alguns pontos que você pode ver a criança fazer:

  • Sente-se facilmente frustrado ou chore ao tentar fazer algo.
  • Recuse-se a fazer coisas que parecem simples.
  • Concorde em fazer alguma coisa e depois não faça.
  • Afasta-se de fazer o para casa ou alguma tarefa.
  • Desvia o olhar ou desvia o foco quando você estiver dando instruções.
  • Faça metade da tarefa e pare.
  • Diz que ela fez algo quando não fez.

Comportamentos como esses podem ser mais do que a criança simplesmente “não ouvindo” ou se recusando a seguir as instruções. Fique de olho no que está vendo. Por exemplo, se você perceber que a criança está muito frustrada, acompanhe o que você vê.

Você também pode obter algumas dicas do professor da criança. O professor pode dizer se o mesmo tipo de comportamento acontece na escola.

O que faz com que a criança não siga as instruções?

Não seguir as instruções não significa necessariamente que a criança tenha dificuldade com isso. Às vezes, ela simplesmente não quer fazer algo e opta por não ouvir.

Mas para algumas crianças, não é uma escolha. Ela tem dificuldade em fazer o que são convidados/pedidas a fazer. Existem algumas razões pelas quais as crianças têm dificuldades em seguir instruções.

Às vezes, é uma questão de memória ou planejamento de tarefas. As crianças que tem dificuldades com essas habilidades (chamadas de funções executivas) têm dificuldade em lembrar o que você acabou de dizer ou em acompanhar as etapas envolvidas em tarefas grandes ou pequenas.

Veja este exemplo que acontece todos os dias: “Vá se arrumar para dormir”. É uma tarefa bastante simples para muitas crianças, mas não para todas. Algumas crianças podem passar por duas etapas na tarefa – escovar os dentes e lavar o rosto – mas depois esquecer o resto da rotina.

Outros nem chegam tão longe. Elas podem ir escovar os dentes e depois não se lembrar das etapas envolvidas apenas para essa tarefa. E esse é o fim deles se preparando para dormir. Elas voltam a te chamar porque não sabem mais o que fazer. Ou elas podem simplesmente ir para a cama sem fazer nada para se arrumar.

Outro motivo pelo qual as crianças podem ter dificuldade em seguir as instruções é que elas não estão focadas nelas. Elas podem se distrair com o cheiro da comida para o jantar ou com a TV ao fundo ou mesmo com seus próprios pensamentos.  Isso pode dificultar o processamento auditivo de suas instruções.

Para algumas crianças, problemas para seguir as instruções são realmente difíceis de seguir rapidamente. Elas levam mais tempo do que as outras crianças para processar informações e precisam de mais tempo para fazer o trabalho. Para outros, o desafio é ler as instruções escritas ou processar a fala.

Como ajudar a criança a melhorar?

A dificuldade de seguir as instruções pode acontecer por vários motivos, e pode parecer diferente em crianças diferentes. Mas não importa por que isso esteja acontecendo, há maneiras de ajudar a criança a melhorar. Uma maneira útil de chamar a atenção das crianças é pedir que elas olhem para você antes de dar uma orientação. Também ajuda se você der instruções curtas e simples.

Para descobrir o que pode estar por trás da dificuldade da criança em seguir instruções, busque ajuda profissional. Conhecer os motivos permite que você ajude a criança a melhorar. Você também pode:

  • Baixe agendas de imagens para rotinas diárias.
  • Descubra dicas para desenvolver a memória de trabalho.
  • Confira dicas para ajudar a criança a se organizar.

Quando uma criança geralmente não segue as instruções, pode ser frustrante para todos. Pais e responsáveis ​​podem perder a paciência ou ficar com raiva. As crianças podem sentir que são “ruins” e sempre se metendo em problemas. Elas também podem sentir que há algo errado com elas, se não conseguem fazer coisas simples.

Você pode ajudar também. Diga a criança que você pode ver que as seguintes instruções são difíceis – e tudo bem. Juntos, você encontrará maneiras de facilitar.

As crianças que têm dificuldade em seguir as instruções costumam receber muitas críticas e precisam se sentir melhor consigo mesmas para continuar “trabalhando duro”. Encontre maneiras de ajudar a criança a desenvolver autoestima. E aprenda a reconhecer os pontos fortes da criança!