Dúvidas sobre audição

Na última semana postei um quis (teste) sobre saúde auditiva no adulto e algumas pessoas me retornaram com algumas dúvidas. Fiz um compilado dessas dúvidas e tentei esclarece-las abaixo. Espero que ajude!

  • Quais são as causas da perda auditiva no adulto?

A perda auditiva pode ter várias causas que vão desde acúmulo de cera até tumores que lesam o ouvido. Dentre as mais comuns pode-se citar o envelhecimento, a exposição a ruídos de forte intensidade, traumas, uso de medicações que causam perda auditiva e doenças como infecções de ouvido, meningite, entre outras.

  • Quais os principais sintomas de perda auditiva no adulto?

A pessoa com perda auditiva geralmente: não atende quando chamada; tem dificuldade para localizar sons, tem dificuldade para compreensão da fala e constantemente pede para repetir o que lhe é dito; sente incômodo com sons mais altos; não se assusta com sons fortes; aumenta o volume da televisão ou rádio; se isola das situações sociais que necessita se comunicar.

  • O que fazer quando suspeitar de uma perda auditiva no adulto?

Procurar um fonoaudiólogo ou médico.

  • Uma pessoa exposta a sons muito fortes pode ter perda auditiva?

Sim, o som alto seja ele no ambiente de trabalho, nos fones de ouvido ou em ambientes de lazer como shows pode ser prejudicial se a exposição for frequente e por período prolongado.

  • Como posso proteger minha audição?

Não utilize fone de ouvido com volume elevado; no caso de trabalhadores expostos aos sons intensos, usar equipamento de proteção auditivo; não introduza objetos como hastes flexíveis (cotonetes), palitos, grampos e outros, pois pode machucar seu ouvido; não pingue medicações ou produtos no ouvido a não ser com prescrição médica.

 

Referências: Sistemas de Conselhos de Fonoaudiologia. Julho/2018; Tratado de audiologia. Ed.Rocca. 2015.