7 maneiras de observar se seu filho está aprendendo com as aulas on-line


Muitas crianças que tem dificuldades em manter a atenção enfrentam dificuldades com o ensino a distância. Não é de surpreender, considerando todas as distrações que acompanham o aprendizado em casa (enquanto também lida com a crise do COVID-19). Mas isso não torna menos frustrante e desanimador.

É por isso que é importante notar e comemorar quando seu filho tem sucesso em manter o foco. Mesmo as menores vitórias podem ajudar as crianças a se sentirem melhor consigo mesmas em um momento em que as coisas são difíceis e não vão bem.

Você pode precisar ajustar suas expectativas, pelo menos a curto prazo. Concluir um pouco mais de atividades do que da última vez ou fazer uma pausa um pouco mais curta pode não parecer grande coisa. Elas podem até estar um passo atrás de onde seu filho estava antes desta crise. Mas são vitórias importantes para reconhecer.

Aqui estão alguns exemplos de como uma vitória em manter a atenção pode aparecer quando seu filho estiver aprendendo em casa.

  • Seu filho ouve a aula on-line do professor por 5 minutos seguidos (ou 5 minutos a mais que ontem).
  • Seu filho faz a maior parte do “para casa” sem ter que assistir novamente a aula.
  • Seu filho segue as instruções para uma atividade sem pedir que você as repita.
  • Seu filho se lembra de todos os materiais necessários para a aula e os reúne com antecedência.
  • Seu filho se muda para uma área de estudo diferente para evitar distrações.
  • Seu filho usa fones de ouvido sem lembrete para se concentrar mais na atividade.

Incentive sempre seu filho a acompanhar suas vitórias, como as que listei acima, e outras que são únicas para ele. Fazer um quadro de realizações é uma maneira divertida para as crianças verem suas realizações – e vê-las crescer!!

Celebrar as vitórias pode ser um verdadeiro incentivo à confiança do seu filho. Isso é especialmente verdade se o ensino a distância for algo extremamente difícil para ele!