Dica de leitura sobre atenção, memória e funções executivas – parte 1

Dica de leitura sobre atenção, memória e funções executivas – parte 1

Olá!

Hoje tenho uma dica de leitura de capítulo de livro sobre atenção, memória e funções executivas!

Antes de compartilhar com você a dica, reforço que em outubro de 2014, o Conselho Federal de Fonoaudiologia publicou a resolução nº453/2014 em que reconhece a Neuropsicologia como uma das áreas de especialidade da Fonoaudiologia! Reforço isso, pois muitos fonoaudiólogos me mandam mensagens me pontuando que somente o psicólogo pode atuar com a Neuropsicologia!

Como entrei neste assunto, quero reforçar também que a Neuropsicologia é uma área das neurociências, área esta reconhecidamente interdisciplinar!

Considere, por exemplo, você fonoaudiólogo que atende crianças com problemas de aprendizagem. Você pode estar em atendimento com uma criança com uma hipótese diagnóstica de dislexia ou já com o diagnóstico, com o objetivo de mapear áreas de dificuldades para orientar sua intervenção. Você fonoaudiólogo conhece o transtorno, sabe quais habilidades estão frequentemente comprometidas nele. O que o torna desabilitado a aplicar provas que avaliem aspectos relacionados à habilidade de leitura e escrita, provas essas que podem fazer parte de um teste neuropsicológico, somente porque você não é psicólogo? Você fonoaudiólogo não teria conhecimento suficiente sobre os processos e componentes envolvidos na leitura e na escrita? Por que, então, não poderia utilizar testes neuropsicológicos para avalia-los?

Outro exemplo! Muitos testes neuropsicológicos avaliam aspectos relacionados à linguagem oral. Por que então você fonoaudiólogo estaria desabilitado a utilizá-los?

Discussões sobre o tema, abordando o uso de testes neuropsicológicos pelo fonoaudiólogo tem tido espaço em alguns eventos da área. A resolução nº453/2014, que reconhece a Neuropsicologia como uma das áreas de especialidade da Fonoaudiologia, veio justamente para dar respaldo ao fonoaudiólogo quanto ao uso desses instrumentos neuropsicológicos! Então vamos evitar os contrassensos, discussões e debates referentes a isso, pois nem preciso dizer quem são os maiores prejudicados nessa empreitada!

Puxa… acabei estendendo o texto, então a dica do capítulo do livro fica para o próximo post! :)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Atendimento pelo WhatsApp
Rolar para cima