Blog2019-03-12T16:37:41+00:00

19 outubro 2018

Crônicas da Fono: Pedro e o microfone

Por |19 de outubro de 2018|Categorias: Crônicas da Fono|Tags: |

Crônicas da Fono: Pedro e o microfone Era dia de terapia do Pedro (5 anos) e era também dia de estimular o encontro consonantal “CR”. Na pasta do prontuário já estavam as palavras selecionadas para o bombardeio auditivo e as palavras com [...]

Grande plasticidade cerebral até os 6 anos

Por |17 de outubro de 2018|Categorias: Aprendizagem, Audição, Cognição, Fala, Linguagem, Neurociência, Neuroplasticidade, Plasticidade|Tags: , , |

Grande plasticidade cerebral até os 6 anos Profissionais da saúde que estudam sobre o desenvolvimento neurobiológico infantil são unânimes em afirmar, com base nas evidências científicas produzidas, que os primeiros seis anos de vida de uma criança são cruciais para o desenvolvimento [...]

Pula corda musical: dica de brincadeira divertida para trabalhar o processamento auditivo

Por |15 de outubro de 2018|Categorias: Aprendizagem, Atenção, Audição, Cognição, Consciência Fonológica, Dicas para pais, Linguagem, Plasticidade, Processamento Auditivo|Tags: , , , |

Pula corda musical: dica de brincadeira divertida para trabalhar o processamento auditivo   Ao brincar com os sons através do próprio corpo a criança buscará uma organização corporal. Quando as crianças se concentram, percebem um som e coordenam suas ações diante de [...]

O que fazer quando seu filho faz “birra” para fazer o para casa

Por |7 de outubro de 2018|Categorias: Aprendizagem, Fonoaudiologia Educacional|Tags: , , |

O que fazer quando seu filho faz “birra” para fazer o para casa Reflexão... Um dia, um pai disse a seu filho João, que (ele sabia) tinha se recusado a fazer o para casa da escola que a mãe tinha solicitado naquela [...]

23 setembro 2018

NF1 – Comunicação entre pais, crianças e educadores

Por |23 de setembro de 2018|Categorias: Aprendizagem, Neurofibromatose, NF1|Tags: , , |

NF1 – Comunicação entre pais, crianças e educadores* Devido à variabilidade de características na NF1, algumas crianças são mais afetadas pela doença, enquanto outras não são. É importante para os educadores discutir com os pais o que a criança sabe sobre a [...]

Inteligência, problemas comportamentais e preocupações psicossociais na NF1

Por |16 de setembro de 2018|Categorias: Cognição, Neurofibromatose, NF1|Tags: , , , |

Inteligência, problemas comportamentais e preocupações psicossociais na NF1* Inteligência na NF1 Como na população em geral, a inteligência em crianças com NF1 abrange toda a faixa, abaixo da média até acima da média. Estudos mostraram uma tendência para pontuações de QI em [...]

Ruído branco (white noise) – Determinar o uso e o tipo de mensagem competitiva

Por |12 de setembro de 2018|Categorias: Distúrbio do Processamento Auditivo, Download gratuito, Processamento Auditivo, Treinamento Auditivo|Tags: , , |

Ruído branco (white noise) - Determinar o uso e o tipo de mensagem competitiva Realizar atividades com a presença de mensagem competitiva envolve maior complexidade. O tipo de mensagem competitiva a ser utilizada interfere, ainda mais, na complexidade envolvida na atividade. A [...]

Cognição e consequências comportamentais da NF1

Por |10 de setembro de 2018|Categorias: Atenção, Cognição, Neurofibromatose, NF1|Tags: , , |

Cognição e consequências comportamentais da NF1* Garantir o reconhecimento precoce de problemas cognitivos ou comportamentais em crianças com a NF1 é uma peça fundamental da parceria entre a família e a escola. É importante lembrar que pelo menos metade de todas as [...]

NF1 – Guia para educadores

Por |4 de setembro de 2018|Categorias: Aprendizagem, Audição, Cognição, Linguagem, Neurofibromatose|Tags: , |

NF1 – Guia para educadores Um diagnóstico de uma criança com neurofibromatose tipo 1 (NF1) levanta muitas questões importantes para o cuidado, seja no consultório médico, em casa ou na escola. Crianças com NF1 podem desfrutar de boa saúde e sucesso acadêmico, [...]

30 agosto 2018

Objetivos da avaliação neuropsicológica para a Fonoaudiologia

Por |19 de agosto de 2018|Categorias: Aprendizagem, Cognição, Neuropsicologia|Tags: , , , |

Objetivos da avaliação neuropsicológica para a Fonoaudiologia A avaliação neuropsicológica tem revelado de valor fundamental no auxílio ao trabalho do fonoaudiólogo, tendo em vista que propicia um amplo leque de aplicações em diferentes contextos da intervenção fonoaudiológica. De maneira geral, entretanto, seja [...]

Curso: Habilidades Metalinguísticas e o Processamento Auditivo

Por |7 de agosto de 2018|Categorias: Aprendizagem, Cognição, Consciência Fonológica, Cursos, Distúrbio do Processamento Auditivo, Escrita, Processamento Auditivo|Tags: , , , , |

Curso: Habilidades Metalinguísticas e o Processamento Auditivo   Dois assuntos extremamente inter-relacionados: habilidades metalinguísticas e o processamento auditivo! Faz parte do cotidiano do fonoaudiólogo que atua com linguagem e aprendizagem lidar diariamente com esses assuntos, mas muitas das vezes acabasse focando mais [...]

Neuropsicologia: muito além da aplicação de testes psicológicos

Por |5 de agosto de 2018|Categorias: Aprendizagem, Atenção, Cognição, Funções Executivas, memória, Neurociência, Neuropsicologia|Tags: , , , , |

Neuropsicologia: muito além da aplicação de testes psicológicos   A Neuropsicologia se desenvolveu muito nos últimos tempos. Historicamente é o resultado de esforços interdisciplinares (psicologia, medicina, fonoaudiologia, linguística, dentro outros) a qual não se reduz somente a aplicação e utilização de testes [...]

31 julho 2018

Fonoaudiologia e Neuropsicologia

Por |31 de julho de 2018|Categorias: Aprendizagem, Cognição, Consciência Fonológica, Fonoaudiologia geral, Funções Executivas, memória|Tags: , |

Fonoaudiologia e Neuropsicologia   Antigamente a Fonoaudiologia abrangia apenas 4 especialidades (audiologia, linguagem, voz e motricidade oral), porém hoje abrange 11 especialidades e entre elas está a Neuropsicologia. A Neuropsicologia tem crescido muito, e rapidamente no Brasil. Muitas pessoas associam a Neuropsicologia [...]

[Exercício download gratuito] – Bicharada

Por |17 de julho de 2018|Categorias: Aprendizagem, Atenção, Audição, Cognição, Distúrbio do Processamento Auditivo, Download gratuito, memória, Processamento Auditivo, Treinamento Auditivo|Tags: , , , , , |

[Exercício download gratuito] – Bicharada! Olá! Tem exercício novo disponível no blog para download! Pelo nome do exercício você já pode ter uma ideia do que virá! Se você pensou em bichos, animais e afins você está certo! E se pensou em [...]

Última etapa – Exercício gratuito

Por |8 de julho de 2018|Categorias: Atenção, Audição, Download gratuito, memória, Processamento Auditivo, Treinamento Auditivo|Tags: , , , , |

Última etapa – Exercício gratuito Fiquem atentos! Estou nos últimos ajustes do exercício gratuito que será disponibilizado no blog esta semana. A atividade abordará treino de memória sequencial não verbal, atenção seletiva e raciocínio! Você ainda não é cadastrado no blog? Cadastre-se [...]

27 junho 2018

Habilidades motoras e funções executivas

Por |27 de junho de 2018|Categorias: Aprendizagem, Cognição, Habilidades motoras|Tags: , |

Habilidades motoras e funções executivas Hoje estou duplamente feliz! Pelo Brasil ter passado para a próxima fase da Copa do Mundo e por ter recebido um texto incrível da fonoaudióloga Lívia Rodrigues Santos sobre “Habilidades motoras e funções executivas”! O texto que [...]

Realizado! Workshop Processamento Auditivo em Varginha

Por |24 de junho de 2018|Categorias: Neurociência, Neuroplasticidade, Processamento Auditivo, workshop|Tags: , , |

Realizado! Workshop Processamento Auditivo em Varginha Neste final de semana estive em Varginha/MG e tive a oportunidade de compartilhar conhecimentos com as fonoaudiólogas do Sul de Minas! Foi uma experiência incrível! O evento foi organizado por duas fonoaudiólogas super competentes (Valéria Totti [...]

Coordenação e habilidades motoras: o que esperar em diferentes idades

Por |19 de junho de 2018|Categorias: Aprendizagem, Atenção, Cognição, Download gratuito, Funções Executivas, Habilidades motoras, Infográficos, memória, Neurociência|Tags: , |

Coordenação e habilidades motoras: o que esperar em diferentes idades As crianças e adolescentes se desenvolvem fisicamente com ritmos ligeiramente diferentes. Há, no entanto, marcos a serem observados em certas idades. Acompanhar o progresso do seu filho na coordenação física em diferentes [...]

Avaliação e intervenção Neuropsicopedagógica – Técnicas, diagnóstico e relatórios

Por |17 de junho de 2018|Categorias: Aprendizagem, Atenção, Funções Executivas, Leitura, Linguagem, memória, Neurociência|Tags: , , , |

Avaliação e intervenção Neuropsicopedagógica – Técnicas, diagnóstico e relatórios Participei neste último sábado, 16/06, aqui em Belo Horizonte, do curso “Avaliação e intervenção Neuropsicopedagógica – Técnicas, diagnóstico e relatórios", ministrado pela Telma Pantano. Telma Pantano é fonoaudióloga e psicopedagoga do Serviço de [...]

Habilidades motoras, cognição e aprendizagem

Por |14 de junho de 2018|Categorias: Aprendizagem, Cognição, Habilidades motoras|Tags: , , |

Habilidades motoras, cognição e aprendizagem Em todo o mundo industrializado, e cada vez mais em nações em desenvolvimento, usar a linguagem para ler e escrever é simplesmente tão fundamental para o desenvolvimento de uma criança quanto usar a linguagem oral. Certamente, a [...]

30 maio 2018

Atenção: interfaces à luz da Neuropsicologia e implicações para a leitura

Por |30 de maio de 2018|Categorias: Atenção, Cognição, Leitura, Linguagem|Tags: , , , , |

Atenção: interfaces à luz da Neuropsicologia e implicações para a leitura A atenção é o mecanismo pelo qual nos preparamos para processar estímulos, enfocar o que vamos processar, determinar quanto será processado e decidir se demandam uma ação. Além disso, a atenção [...]

MENU

INSCREVA-SE

Receba automaticamente novos posts por e-mail

Nome e Sobrenome:

Endereço de e-mail

Facebook
Facebook
PINTEREST
PINTEREST
INSTAGRAM
Whatsapp