Dica para o treino da habilidade de fechamento auditivo associado ao treino ortográfico

Dica para o treino da habilidade de fechamento auditivo associado ao treino ortográfico

 
Atividade para o treino da habilidade de fechamento auditivo associado ao treino ortográfico

     A dica de hoje do blog é como elaborar atividades que englobam treinamento auditivo associado ao treino ortográfico. Atendo uma paciente que na avaliação inicial apresentou alterações significativas nas habilidades de fechamento auditivo, figura-fundo, memória auditiva, ordenação e resolução temporal. Além das questões auditivas, na avaliação inicial havia um prejuízo na habilidade de consciência fonológica, alterações na decodificação, fluência de leitura e questões significativas quanto a ortografia. O exercício que planejei para a sessão envolve o reforço da habilidade de fechamento auditivo e foco no treino ortográfico. É uma atividade de nível AVANÇADO, portanto sugiro que atividades assim somente devem ser elaboradas após o paciente ter um bom domínio das habilidades auditivas e adequada velocidade e acuraria na leitura. Se a tarefa for muito difícil, corre-se o risco de desestimular o paciente e não atingir o objetivo.
     Trazer para a terapia atividades que o paciente gosta é uma forma de envolve-lo mais no processo terapêutico e certeza de um maior engajamento! A atividade para a sessão que elaborei tinha o seguinte raciocínio clínico: selecionei duas músicas, uma conhecida pela paciente (Música: Chocolate, do Luan Santana), e outra desconhecida por ela (Música: Quase sem querer, do Legião Urbana), sendo estas duas músicas com uma “velocidade” mediana, nem tão rápida, em tão lenta. Várias sessões anteriores essa paciente passou por estimulação ortográfica com palavras com CE/CI (tarefas com apoio visual e uso da memória lexical ortográfica) no qual está paciente apresentou domínio na escrita em atividades controladas. A atividade de completar as músicas foi para automatizar a escrita das palavras e seus derivados escritos com CE/CI, que anteriormente aconteciam com SE/SI. As músicas foram acrescidas de ruído branco bilateralmente para reforçar o treino da habilidade de fechamento auditivo.
     Ficou com alguma dúvida ou gostaria de sugerir algum tema? Mande-me um e-mail! pollyannabatista@hotmail.com
 
Atividade final
 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Atendimento pelo WhatsApp
Rolar para cima