Técnica da janela
A técnica da janela pode ser utilizada para escolares de todas as idades e com níveis variados de dificuldades de leitura. A técnica é realizada por meio de uma regra, que tem um espaço em branco/lacuna e uma faixa de papel que vai passando pela linha do texto a ser lido. Para pacientes com dificuldades na leitura de sílabas, sugere-se inicialmente que a técnica seja utilizada dentro de frases e, posteriormente, em textos. Se o paciente apresentar um padrão de leitura silabado, o terapeuta deverá “abrir” o espaço da regra para visualizar apenas as sílabas, posteriormente fechar e abrir a lacuna e solicitar a leitura da palavra como um todo. Se o paciente apresentar dificuldade na decodificação de palavras (palavras de baixa frequência, irregulares e/ou palavras com sílabas complexas), o terapeuta deverá “abrir” o espaço da régua e solicitar a leitura das palavras ao longo do texto. No caso do paciente apresentar velocidade lentificada de leitura, poderá “abrir” o espaço da régua para visualizar um conjunto de palavras, dependendo da dificuldade do paciente, abrindo um conjunto de duas, três ou quatro palavras. Conforme a velocidade e a precisão da leitura aumentar, o terapeuta poderá “abrir” o espaço da régua para visualização de frases, até que o paciente não necessite mais do apoio.
Régua para treino de fluência de leitura. |
*Estas orientações/informações deverão ser utilizadas por um fonoaudiólogo e jamais deverão ser utilizadas sem a orientação deste profissional.
Fonte: Planos Terapêuticos Fonoaudiológicos (volume 2), p. 232, Pró-Fono, 2015.