Pula corda musical: dica de brincadeira divertida para trabalhar o processamento auditivo

Pula corda musical: dica de brincadeira divertida para trabalhar o processamento auditivo

 

Ao brincar com os sons através do próprio corpo

a criança buscará uma organização corporal.

Quando as crianças se concentram, percebem

um som e coordenam suas ações diante de um

estímulo, elas estão desenvolvendo a percepção

auditiva com prazer e ludicidade.

(Oliveira, 2006)

Neste dia tão especial, dia 15/10, dia do professor, deixo uma sugestão aos queridos mestres da educação infantil para estimular o processamento auditivo com os seus pequenos! Claro que esta dica também pode ser utilizada por terapeutas e pelos pais! ?

Só para reforçar, o processamento auditivo é a habilidade que o cérebro possui de captar e decifrar os sons ouvidos. A música é um importante aliada do processamento auditivo, possuindo boa estruturação (melodia e acompanhamento), e os gêneros e as formas musicais permitindo uma constância perceptiva.

O processamento auditivo está presente nos timbres, nos diferentes ritmos, nas alturas, frequências, intensidades e localizações, favorecendo a distinção do local de origem de um som. A criança precisa demonstrar auditivamente: consciência, localização, atenção e memória.

Na alfabetização, este processamento auditivo é fundamental. As letras simbolizam sons da fala, então é preciso perceber as diferenças linguísticas entre os sons, de maneira que se possa optar pela letra certa para simbolizar cada som.

Revisado este conceito de processamento auditivo e sua importância na alfabetização vamos a dica de PULA CORDA MUSICAL?

Pula corda musical: Saltar uma corda em movimento batida por dois colegas com músicas/frases marcando o ritmo e executando o que se pede na canção.

  1. Salada saladinha – Cantar ritmado: Salada saladinha, bem temperadinha, 1…2…3! Bater a corda cada vez mais rápida. As crianças ajudarão a contar quantas vezes o colega conseguiu pular.
  2. Senhoras e senhores – Cantar ritmado: Um homem bateu em minha porta, e eu abri… Senhoras e senhores ponham a mão no chão. Senhoras e senhores pulem de um pé só. Senhoras e senhores deem uma rodadinha e vão pro olho da ruaaaaa a criança tenta sair da corda em movimento).
  3. Chinelinho – Dizer a palavra: CHI NE  LI  NHO (destacando as sílabas). A criança que pula deverá deixar o chinelo ou sapato no chão na sílaba final “NHO”, sem parar de pular. Na repetição da palavra, novamente na sílaba “NHO”, deverá pegá-lo. Só para de pular quando erra passando a vez.
  4. O relógio – Cantarolar: Que horas são? Uma hora. Que horas são? Duas horas (até doze). Dois colegas batem a corda. A criança deve entrar na corda e pular o que se pede (pula uma vez e sai, pula duas vezes e sai até completar doze pulos). Se errar, passa a vez e volta no número que errou ou inicia novamente.

Professor, pai ou terapeuta: Gostou da dica? Compartilhe! Assim mais pessoas poderão utilizar essa dica com os seus pequenos! Ainda não é cadastrado no blog? Cadastre-se! Assim você recebe as atualizações em primeira mão!

2 comentários em “Pula corda musical: dica de brincadeira divertida para trabalhar o processamento auditivo”

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Atendimento pelo WhatsApp
Rolar para cima