Crônicas da Fono: Pedro e o microfone
Era dia de terapia do Pedro (5 anos) e era também dia de estimular o encontro consonantal “CR”. Na pasta do prontuário já estavam as palavras selecionadas para o bombardeio auditivo e as palavras com figuras para serem coladas no caderno e que serviriam de treino em casa (cravo, creme, criança, microfone e cruz). E assim se começava a terapia.
Colei todas as figuras no caderno e comecei:
– Pedro, preste atenção no que eu vou falar e também na figura. Repita comigo: “cravo”.
E o Pedro:
– Cavo.
E eu:
– Pedro, preste atenção na “pontinha da língua”. E o Pedro:
– Cravo.
E eu muito contente disse:
– Muito bem Pedro! E agora: “creme”.
E o Pedro:
– Creme. Isso… Papai passa no corpo. Fica cheiroso.
E eu continuei:
– Criança.
E o Pedro:
“Quiraça”
E agora repete comigo:
– Microfone.
E o Pedro esperto respondeu:
– Mais isso aqui não é um “micone”! “Micone” não tem olho e não tem boca!
– Mas esse tem Pedro! É de criança! Microfone de criança tem olho e boca. – tentei eu justificar o desenho do microfone que tinha selecionado para colar no caderno que tinha olho e boca!
E eu continuei e tentei associar palmas para ver se o Pedro conseguia perceber a divisão silábica da palavra “MI CRO FO NE”:
– Pedro, repete comigo “Mi” (palma), “Cro”, (palma), “Fone” (palma).
E o Pedro esperto logo falou:
– “Fone”. Isso não é “Fone” (apontando para a figura colada no caderno). É isso aqui o “Fone” (e pegou o fone que estava em cima da mesa).
– Sim Pedro, isso é um fone (apontei o fone). – tentei eu explicar.
E logo o Pedro:
– Não! Você que é “fone”.
– Sim Pedro, eu sou fon “ooooo”. – logo respondi fazendo o gesto com a mão apontando para a boca tentando explicar que o “o” é mais “fechadinho” do que o “e” que é um som mais “aberto”.
Mas o Pedro não se contentou:
Sim, você é “fone”! Fone Pouana.
E assim se foi: de microfone para fone, fono, fone, Pouana… vamos jogar boliche?
Muito nosso dia-dia!!! #amoserfono
:) :)