Dica de recurso terapêutico para estimular consciência fonológica
Muitas crianças e adolescentes chegam diariamente ao consultório de milhares de fonoaudiólogos com queixas relacionadas ao baixo desempenho acadêmico que podem ser transitórias (dificuldades de aprendizagem) ou permanentes (transtorno de aprendizagem ou dislexia).
Diversas apresentam falhas em habilidades fonológicas responsáveis por analisar, sintetizar, manipular, estocar e evocar informações fonológicas e silábicas. Muitas também têm alterações cognitivas, de linguagem, atenção e percepção.
Hoje tenho uma dica muito valiosa, de fácil acesso, que o fonoaudiólogo pode adquirir para estimular as habilidades de consciência fonológica e habilidades de memória, vocabulário, atenção, linguagem e planejamento. Abaixo apresento uma forma de estimulação, mas eu já utilizei de diversas outras formas, sempre ajustando a idade do paciente, em que estágio da intervenção o paciente está, e sua maturidade. Então vamos lá?
Nome do jogo: Vira Letras.
Fabricante: Brinquedos Estrela.
Onde adquirir: Lojas de brinquedos ou internet.
Valor: Aproximadamente R$39,99.
Sugestão para jogar: 1º) Sorteie quem começa o jogo. 2º) Na sua vez, jogue o dado e vire o mesmo número de discos para cima. O jogador da vez pode virar os discos que quiser e eles não precisam estar um do lado do outro ou seguir qualquer ordem. Com as letras viradas, o jogador deverá formar alguma palavra com, pelo menos, duas letras das que ele virou. Se conseguir, o jogador tira as letras da palavra formada do tabuleiro. 3º) Após a palavra formada o jogador deverá realizar a segmentação fonêmica. 4º) Se o paciente estiver em um nível mais avançado, pode-se solicitar também que diga uma palavra que rime com a palavra que formou. 5º) Surgiu dúvida quanto a escrita da palavra formada? Estimule o jogador a consultar o dicionário!
Regras a serem cumpridas: O paciente não pode dizer nomes próprios, palavras com hífen, abreviações e símbolos.
Fim do jogo: Quando ninguém mais conseguir formar palavras com as letras que restarem no tabuleiro, o jogo termina.
Quem vence o Vira Letras? O jogador que ficar com o maior número de discos é o vencedor do Vira Letras!
Essa é uma das possibilidades para estimular consciência fonológica de forma divertida e eficaz! Sabe-se que crianças aprendem mais quando são estimuladas com jogos, brincadeiras e emoção. Então porque não utilizar? Se este post ajudou você deixe um comentário abaixo e compartilhe com outros fonoaudiólogos!
Adorei! Obrigada pela dica!
Esse jogo é um apoio muito bom nas terapias de Fonoaudiologia com pacientes que apresentam falhas em aprendizagem. Já utilizo a bastante tempo e todos adoram
Amo esse material! Utilizo muito nos meus atendimentos. Após a formação de palavras, exploramos em diversas situações, como em rimas, categorização (animais, frutas, objetos, cidade…), sons das letras com boquinhas; frases e até pequenos textos. Meus pacientes adoram também!!!
:)