Habilidades auditivas nos primeiros anos de vida
“Só se avalia as habilidades auditivas a partir dos 7 anos”. Eu já escutei muito esta frase e ainda escuto bastante! E fico preocupada que ainda há profissionais que insistem em dize-la!
A avaliação das respostas a estímulos sonoros pode ser incluída no monitoramento das habilidades auditivas nos PRIMEIROS ANOS DE VIDA realizado em Unidades Básicas de Saúde, em programas de saúde da família, em consultórios de fonoaudiólogos e pediatras e em acompanhamento de crianças de risco ou nascidas prétermo.
Veja o que é esperado nos PRIMEIROS ANOS DE VIDA:
Crianças de 0 a 3 meses de vida
- Espera-se observar respostas de atenção, como franzir a testa, arregalar os olhos, abrir os olhos ao som do guizo, por exemplo.
- Os estímulos sonoros de forte intensidade espera-se observar resposta reflexa (reflexo cocleopalpebral) e automática inata (reação de sobressalto).
- Crianças de até 3 meses também costuma apresentar reações à voz materna como acalmar-se, franzir a testa, arregalar olhos ou resposta de orientação.
Crianças de 3 a 6 meses
- Espera-se observar , nas crianças de 3 meses, respostas de atenção, nas crianças de 4 meses, respostas de procura da fonte ou localização incompleta e aos 5 meses localização lateral direita e esquerda.
- Reflexo cocleo-palpebral com estímulos intensos (agogô), deve estar presente.
- As crianças de 3 a 6 meses apresentam respostas de procura da fonte e localização da voz da mãe ou do pai.
Crianças de 6 a 9 meses
- Espera-se observar respostas de localização (direita e esquerda) e localização indireta para baixo e para cima.
- Reflexo cocleo-palpebral com estímulo intenso (agogô), deve estar presente.
- Entre 6 e 9 meses a criança localiza tanto a voz da mãe quanto a do examinador à direita e à esquerda.
Crianças de 6 a 24 meses
- Espera-se observar respostas de localização à direita e à esquerda, direta para baixo (a partir de 10 meses) e indireta para cima. A partir dos 12 meses, pode-se encontrar a localização direta para cima.
- Pesquisa do reflexo cócleo-palpebral com estímulo intenso (agogô), deve estar presente.
- A pesquisa do reconhecimento de comandos verbais pode ser realizada a partir de 9 meses. Entre 9 e 13 meses as crianças são capazes de reconhecer comandos verbais simples, tais como: “dá tchau!”, “joga beijo!”, “bate palma!”
- A partir de 12 meses pode-se também verificar se a criança consegue reconhecer seu próprio nome. Na prática clínica tal reconhecimento ocorre entre 12 e 18 meses.
- Crianças de 12 meses de idade reconhecem comandos verbais simples e todas as crianças de 18 e de 24 meses são capazes de reconhecer ordens.
- A partir de 13 meses, crianças normais reconhecem partes do corpo e vocabulário familiar .
- De 18 meses a 24 meses a criança já é capaz de apontar para figuras ou objetos conhecidos nomeados tais como auau, carro, bola.
- Crianças a partir de 18 meses já são capazes de reconhecer objetos e aos 24 meses reconhecem figuras. Aos 36 meses compreendem histórias.
O desenvolvimento adequado das habilidades auditivas principalmente nos primeiros anos de vida é fator importantíssimo para o desenvolvimento de linguagem. Todas as crianças devem ser monitoradas em relação ao desenvolvimento das habilidades auditivas e de comunicação nos primeiros anos de vida. O monitoramento do desenvolvimento da audição de forma periódica permite a identificação precoce dos atrasos e transtornos auditivos, propiciando intervenção imediata!