6 habilidades essenciais para a compreensão da leitura
Algumas pessoas pensam no ato de ler como uma tarefa simples e fácil de dominar. Na realidade, é um processo complexo que se baseia em muitas habilidades diferentes. Juntas, essas habilidades levam ao objetivo final da leitura: compreensão de leitura ou compreensão do que foi lido.
A compreensão da leitura pode ser um desafio para as crianças por várias razões. Seja qual for a causa, conhecer as habilidades envolvidas e prejudicadas em uma determinada criança, pode ajudá-la a obter o apoio certo.
Aqui estão seis habilidades essenciais necessárias para a compreensão de leitura e dicas sobre o que pode ajudar as crianças a melhorar essa a leitura.
- Decodificação
A decodificação é uma etapa vital no processo de leitura. As crianças usam essa habilidade para expressar palavras que já ouviram antes, mas que não foram escritas. A capacidade de fazer isso é a base para outras habilidades de leitura.
A decodificação se baseia em uma habilidade do idioma inicial chamada consciência fonêmica. (Essa habilidade faz parte de uma habilidade ainda mais ampla chamada consciência fonológica.) A consciência fonêmica permite que as crianças ouçam sons individuais em palavras (conhecidas como fonemas). Também permite que eles “brinquem” com sons no nível da palavra e da sílaba.
A decodificação também depende da conexão de sons individuais às letras. Por exemplo, para ler a palavra sol, as crianças devem saber que a letra s produz o som / s /. Entender a conexão entre uma letra (ou grupo de letras) e os sons que eles costumam fazer é um passo importante para “emitir sons”.
O que pode ajudar: A maioria das crianças adquire a ampla habilidade da consciência fonológica naturalmente, sendo exposta a livros, músicas e rimas. Mas algumas crianças não. De fato, um dos primeiros sinais de dificuldade de leitura é o problema de rimar, contar sílabas ou identificar o primeiro som de uma palavra.
A melhor maneira de ajudar as crianças com essas habilidades é através de instruções e práticas específicas. As crianças precisam ser ensinadas a identificar e trabalhar com sons. Você também pode desenvolver consciência fonológica em casa através de atividades como jogos de palavras e leitura para seu filho.
- Fluência
Para ler fluentemente, as crianças precisam reconhecer instantaneamente as palavras, incluindo aquelas que não conseguem ouvir. A fluência acelera a taxa na qual eles podem ler e entender o texto.
Decodificar cada palavra pode exigir muito esforço. O reconhecimento de palavras é a capacidade de reconhecer palavras inteiras instantaneamente pela vista, sem “emiti-las”
Quando as crianças conseguem ler rapidamente e sem cometer muitos erros, são leitores “fluentes”.
Leitores fluentes leem sem problemas em um bom ritmo. Eles agrupam as palavras para ajudar no significado e usam o tom apropriado na voz ao ler em voz alta. A fluência da leitura é essencial para uma boa compreensão da leitura.
O que pode ajudar: O reconhecimento de palavras pode ser um grande obstáculo para os leitores com dificuldades. Os leitores comuns precisam ver uma palavra de quatro a 14 vezes antes de se tornar uma “palavra visual” que reconheçam automaticamente. Crianças com dislexia, por exemplo, podem precisar ver até 40 vezes.
Muitas crianças têm muita dificuldade com a fluência da leitura. Assim como outras habilidades de leitura, as crianças precisam de muitas instruções e práticas específicas para melhorar o reconhecimento de palavras.
A principal maneira de ajudar a desenvolver essa habilidade é praticando a leitura de livros. É importante escolher livros com o nível certo de dificuldade para as crianças.
- Vocabulário
Para entender o que você está lendo, você precisa entender a maioria das palavras no texto. Ter um vocabulário forte é um componente essencial da compreensão de leitura. As crianças podem aprender vocabulário através de instruções. Mas elas geralmente aprendem o significado das palavras através da experiência cotidiana e também da leitura.
O que pode ajudar: Quanto mais palavras as crianças são expostas, mais rico seu vocabulário se torna. Você pode ajudar a criar o vocabulário da criança conversando frequentemente sobre vários tópicos. Tente incluir novas palavras e ideias. Contar piadas e jogar jogos de palavras é uma maneira divertida de desenvolver essa habilidade.
Ler juntos todos os dias também ajuda a melhorar o vocabulário. Ao ler em voz alta, pare com novas palavras e defina-as. Mas também incentive a criança a ler sozinho. Mesmo sem ouvir a definição de uma nova palavra, a criança pode usar o contexto para ajudar a descobrir.
Os professores também podem ajudar. Eles podem escolher cuidadosamente palavras interessantes para ensinar e depois fornecer instruções explícitas (instrução especializada e direta). Eles podem envolver os alunos na conversa. E eles podem tornar o aprendizado do vocabulário divertido, jogando jogos de palavras em sala de aula.
- Construção de sentenças e coesão
Compreender como as frases são construídas pode parecer uma habilidade de escrever. O mesmo acontece com a conexão de ideias dentro e entre sentenças, que é chamada de coesão. Mas essas habilidades também são importantes para a compreensão da leitura.
Saber como as ideias se vinculam no nível da frase ajuda as crianças a obter significado de passagens e textos inteiros. Isso também leva a algo chamada coerência, ou a capacidade de conectar ideias a outras ideias em um texto geral.
O que pode ajudar: Instruções explícitas podem ensinar às crianças o básico da construção de frases. Por exemplo, os professores podem trabalhar com os alunos para conectar dois ou mais pensamentos, através da escrita e da leitura.
- Raciocínio e conhecimento prévio
A maioria dos leitores relaciona o que leu ao que sabe. Portanto, é importante que as crianças tenham conhecimento prévio sobre o mundo quando leem. Elas também precisam ser capazes de “ler nas entrelinhas” e extrair significado mesmo quando não está literalmente escrito.
Veja este exemplo: Uma criança está lendo uma história sobre uma família pobre na década de 1930. Ter conhecimento sobre a este marco histórico pode fornecer informações sobre o que está acontecendo na história. A criança pode usar esse conhecimento de base para fazer inferências e tirar conclusões.
O que pode ajudar: A criança pode desenvolver conhecimento através da leitura, conversas, filmes e programas de TV e arte. A experiência de vida e as atividades práticas também criam conhecimento.
Exponha a criança o máximo possível e fale sobre o que aprendeu com as experiências que teve juntos e separadamente. Ajude a criança a fazer conexões entre novos conhecimentos e conhecimentos existentes. E faça perguntas abertas que exijam reflexão e explicações.
- Memória de trabalho e atenção
Essas duas habilidades fazem parte de um grupo de habilidades conhecido como cognição. Eles são diferentes, mas estão intimamente relacionados.
Quando as crianças leem, a atenção lhes permite captar informações do texto. A memória de trabalho permite que eles se apeguem a essas informações e as usem para obter significado e desenvolver conhecimento com o que estão lendo.
A capacidade de auto monitorar durante a leitura também está ligada a isso. As crianças precisam ser capazes de reconhecer quando não entendem alguma coisa. Então eles precisam parar, voltar e reler para esclarecer qualquer confusão que possam ter.
O que pode ajudar: Existem várias maneiras de ajudar a melhorar a memória de trabalho de uma criança. Há uma série de jogos e atividades cotidianas que podem criar memória de trabalho sem que as crianças sequer saibam disso.
Para ajudar a aumentar a atenção da criança, procure material de leitura interessante ou motivador. Por exemplo, algumas crianças podem gostar de revistinhas em quadrinho da turma da Mônica. Incentive a criança a parar e reler quando algo não estiver claro. E demonstre como você “pensa em voz alta” quando lê para garantir que o que está lendo faz sentido.
Mais maneiras de ajudar na compreensão da leitura
Quando as crianças têm dificuldades com uma ou mais dessas habilidades, podem ter problemas para entender completamente o que leem. Descubra como saber se a criança tem dificuldade em entender a leitura.
Aprenda sobre o que pode causar problemas com a leitura em crianças. Lembre-se de que ter dificuldades de leitura não significa que uma criança não seja inteligente. Mas algumas crianças precisam de apoio e incentivo extras para progredir.
Olá, excelente esse material. Vai me ajudar muito.
Obrigada
:)
Muito bom o conteúdo.
No caso da criança ler gibis da turma da Monica, estou tendo um certo receio,com as palavras do cebolinha.