Lateralização, plasticidade e mudança

Lateralização, plasticidade e mudança

Para que serve a divisão do cérebro entre lado direito e esquerdo? As pessoas tendem a usar mais um do que o outro? A respostas é SIM e NÃO. É verdadeiro dizer que cada hemisfério processa as informações de forma diferente. É isso o que chamamos de lateralização, função que torna o cérebro um órgão multitarefa.

Já a plasticidade refere-se à capacidade do cérebro de mudar e se adaptar. Quando uma pessoa é apresentada a novas situações e desafios, o cérebro pode aumentar a capacidade e habilidades cognitivas.

Hoje, pesquisadores afirmam que o cérebro é bem mais elástico do que se pensava e que seu constante exercício faz com que novas conexões entre os neurônios (as células do sistema nervoso) aconteçam, tornando o órgão mais jovem.

O cérebro reage a estímulos mentais assim como os músculos reagem ao exercício físico. Em outras palavras, deve-se manter o cérebro ativo! A natureza da atividade mental influencia diretamente o modo como o órgão será estimulado. Desafios cognitivos diferentes exercitam distintas áreas do cérebro.

Para mudar, é preciso exercitar! Qualquer atividade mental, simples ou complexa (seja ela de memória, atenção, percepção visual, tomada de decisão ou solução de enigmas), envolve uma rede de regiões do cérebro. Por isso é importante ter uma atividade mental rica, desafiadora e diversa.

Sendo assim não deixe seu cérebro parado! Aprenda uma nova língua, leia constantemente, faça exercícios cognitivos, escreva textos, planeje seu dia! Essas são simples atividades que podem contribuir para manter seu cérebro ativo!

Fonte: Cérebro: Lado esquerdo lado direito – Jogos para desenvolver sua capacidade mental.

 

2 comentários em “Lateralização, plasticidade e mudança”

  1. Incrível sua página, linguagem simples e eficaz. Fala sobre a psicomotricidade e interação corpo e mente… muito bom para manter o cérebro ativo!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Atendimento pelo WhatsApp
Rolar para cima