5 maneiras de deixar o Natal mais leve para as crianças em tempos de isolamento devido a Covid-19
O Natal será diferente para muitas crianças este ano. Elas podem ter que deixar de fazer suas atividades favoritas ou comemorar sem os amigos e parentes. Elas podem receber menos presentes do que o normal ou fazer um tipo diferente de ceia de Natal.
Crianças que aprendem e pensam de maneira diferente podem ter dificuldade em lidar com as decepções do “novo normal do Natal”. Alguns certamente terão dificuldades com a mudança. Outros terão dificuldades em controlar suas emoções. Manter as crianças informadas sobre as mudanças, ajuda-as a se prepararem. Mas encontrar soluções pode ajudá-las a se sentirem fortalecidas.
Expus abaixo cinco ideias que podem reduzir a decepção e mostrar as crianças que existem diferentes maneiras de se comemorar o Natal.
- Faça um momento de “brainstorm” com a criança.
Há muitas incertezas e perdas em torno do Natal deste ano. Você pode ajudar a dar às crianças uma noção do que podem controlar.
Comece a planejar as mudanças no Natal o mais cedo possível. Isso dará a criança tempo para se ajustar ao fato de que as coisas serão diferentes. Também dá a criança a chance de ficar animado e ansiosa pelos novos planos que você fizer.
Pergunte o que a criança mais sentirá falta neste ano ou quais mudanças são mais difíceis. Em seguida, faça um brainstorm de ideias para novas maneiras de fazer as coisas. Dê a criança o papel de fazer com que os novos planos cheguem. Isso pode mudar o foco da decepção para o empoderamento.
- Ajustar as tradições em vez de ignorá-las.
Peça a criança para ajudar a encontrar maneiras de “reimaginar” as tradições. Por exemplo, se você costuma organizar uma grande festa de Natal com muitas pessoas, transforme-a em uma pequena festa dançante com os membros da sua família. Se a criança normalmente faz guloseimas com os primos ou amigos, sugira que cozinhe separadamente e depois encontre-os ao ar livre para trocar as guloseimas.
E se você reduzirá os presentes, mude a forma como você os reduz. Tente criar uma caça ao tesouro de presentes. Você pode distribuir um presente e depois mandar a criança encontrar outros menores ou guloseimas que você escondeu pela casa.
- Crie novas atividades em torno dos interesses de seu filho.
Depois de passar mais tempo em casa com a criança este ano, você pode ter notado pontos fortes e interesses que nunca tinha visto antes. Use esses insights para criar novas maneiras de comemorar.
Por exemplo, se a criança gosta de arte, sugira fazer um desenho de sua festa familiar habitual. A criança pode enviar o desenho por e-mail para os parentes que você não verá este ano. A criança também pode pedir aos parentes que enviem seus próprios desenhos para um álbum de Natal em família.
Se a criança gosta de se apresentar, sugira fazer um vídeo em casa. Se possível, você pode gravar ou transmitir ao vivo para amigos e familiares que não estão lá pessoalmente.
- Prepare uma nova história do Papai Noel.
Se o Papai Noel desempenha um papel importante no Natal, talvez você precise explicar algumas mudanças para as crianças que “acreditam” no Papai Noel. Faça isso o mais cedo possível.
Por exemplo, a criança pode não ser capaz de visitar o Papai Noel ou chegar muito perto dele este ano. Explique que o Papai Noel deseja que todos permaneçam saudáveis e precisa de crianças para ajudá-lo com isso. Enquanto isso, a criança pode deixar o Papai Noel muito feliz escrevendo para ele ou enviando-lhe um desenho.
Se o Papai Noel trazer menos presentes, talvez seja necessário dar um motivo. Você pode explicar que o Papai Noel quer que os presentes sejam ainda mais especiais este ano, então ele não trouxe tantos presentes. Ou que ele está mantendo as pessoas saudáveis ao não passar muito tempo em cada casa. (Se a criança for mais velha ou não acreditar no Papai Noel, é melhor ser honesto sobre por que você está diminuindo os presentes).
- Encontre novas maneiras de se conectar socialmente.
É difícil compensar por não estar com pessoas que você ama e normalmente vê no Natal. Mas você pode ajudar a criança encontrar outras maneiras de se conectar e comemorar juntos.
Dê opções a criança, como jogar um jogo online com um amigo ou entrar em uma vídeo-chamada com os primos. As crianças também podem organizar uma troca on-line de cartões com a família. Crianças mais velhas podem entrar em contato de modo on-line com parentes para planejar uma futura reunião familiar.
Algumas atividades podem continuar além do Natal. Converse com a criança sobre como seguir as novas tradições e mostre como podem surgir coisas boas em situações ruins.
Natal em geral podem ser difíceis para algumas crianças que aprendem e pensam de forma diferente. Para ajudar a criança a administrar o Natal, tenha uma rede de apoio com psicólogos, médicos, fonoaudiólogos e parentes. Além disso, aprenda o que fazer se a criança tiver acessos de raiva por causa de presentes e das previsíveis mudanças deste Natal!