Em quais áreas o aluno disléxico apresenta atraso?

Em quais áreas o aluno disléxico apresenta atraso?

Esta é uma dúvida bastante comum entre os pais, professores e terapeutas que acompanham crianças com dislexia!

Segundo as autoras Helena Serra e Teresa Oliveira Alves, autoras da coleção Dislexia – Caderno de reeducação pedagógica, os alunos disléxicos apresentam atraso:

  • Na PSICOMOTRICIDADE: na interiorização da imagem do corpo (se não consegue reconhecer, sentir, no seu próprio corpo, o atrás, ao lado, à frente, a direita e a esquerda, etc., encontra-se “desamparado” em relação ao mundo exterior; para se orientar no espaço necessita de conhecer o seu próprio corpo, interiorizar a sua estrutura).
  • Na LATERALIDADE (o não reconhecimento de direita-esquerda no seu corpo ou no de outra pessoa ou no exterior leva à insegurança, à confusão).
  • Na ORIENTAÇÃO ESPACOTEMPORAL (não conseguir situar-se no espaço, num mapa ou no globo terrestre e/ou não compreender a orientação dos símbolos gráficos, compreender um gráfico, uma tabela de dupla entrada, ou não aprender a ver as horas, a distinguir os dias da semana, os meses do ano ou relacionar acontecimentos ordenados no tempo).
  • Ao revelar problemas perceptivos AUDITIVOS E VISUAIS (competências fonológicas como distinguir sons, reconhecer palavras e seus elementos, não perceber detalhes visuais – até ao copiar um texto poderão fazê-los com erros graves, não reconhecer palavras já conhecidas e ler com hesitações e alterações, sem ritmo e expressão ou fazer erros na escrita, do tipo confusões, inversões, adições, omissões, ligações, separações ou substituições, desrespeito de regras).
  • Nas COMPETÊNCIA PSICOLINGUÍSTICAS: ao falar poderão alterar a estrutura da frase ou da palavra e a sua linguagem compreensiva e/ou expressiva estar muito empobrecida, os traçados grafomotores podem apresentar-se alterados, dado o baixo controle e destreza motora fina e/ou porque tomam direção inadequada.
  • Nas DIFICULDADES DE ATENÇÃO E DE MEMÓRIA (imediata ou de longo prazo, não recordando nem retendo séries sequenciais ouvidas, nem memorizando visualmente símbolos gráficos, palavras ou letras). Estas competências constituem “alicerces” em relação à aquisição da Leitura Compreensiva-Escrita-Matemática. A leitura só é possível quando, a partir de uma maturidade indispensável, são possíveis a integração e o reconhecimento de diferenciações. Como este processo implica captar e interpretar símbolos verbais impressos, ela é uma das forma mais abstratas de estudo o processo de linguagem implica: Recepção, ou seja, a capacidade de ouvir e ler compreensivamente; Integração da informação recebida; Expressão, isto é, falar ou escrever.

Estas três vertentes encontram-se interligadas e são indissociáveis.

Quando um dos aspectos referidos não se encontra bem desenvolvido, isso vai manifestar-se em dificuldades reais no processo de aprendizagem. Atrasos significativos em alguma ou algumas das áreas instrumentais acarretam fraca realização generalizada, uma vez que, por sua vez, ler-compreender-escrever-raciocinar-escutar-reter são competências transversais a qualquer disciplina escolar.

 

Fonte: Serra, H., Alves, TO. Coleção Dislexia – Caderno de reeducação pedagógica. Editora Porto.

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