A ortografia como espelho da leitura: por que escrever bem depende de ler bem

A ortografia como espelho da leitura: por que escrever bem depende de ler bem

Você já ouviu a frase: “quem lê bem, escreve bem”? Isso é verdade. A ortografia não é aprendida apenas na prática da escrita, mas principalmente na exposição à leitura. Sem leitura frequente, a escrita fica empobrecida, lenta e cheia de erros.

A ligação entre leitura e escrita
  • A leitura amplia o vocabulário ortográfico da criança.

  • Ao ver palavras escritas corretamente muitas vezes, a criança memoriza sua forma.

  • Quanto mais contato com textos, maior a chance de aplicar regras ortográficas de forma automática.

Sinais de que a leitura está impactando a escrita
  • Escrita com muitas trocas mesmo após ensino formal.

  • Dificuldade em lembrar regras simples já aprendidas.

  • Texto curto e repetitivo, sem variedade de palavras.

Estratégias para fortalecer a leitura e melhorar a escrita
  • Leitura diária compartilhada: pais e filhos lendo juntos.

  • Biblioteca de sala de aula acessível e variada.

  • Atividades de escrita baseadas em leituras feitas: resumos, histórias alternativas, produção de finais diferentes.

  • Jogos de palavras e cruzadinhas: fixam a forma correta das palavras.

O papel do fonoaudiólogo

O fonoaudiólogo orienta como alinhar treino de leitura e escrita, garantindo que a criança não apenas leia mecanicamente, mas compreenda e aplique o que aprende ao escrever.

Escrever bem é resultado de muita leitura de qualidade.
💬 Se você quer ajudar seu filho ou aluno a escrever melhor, incentive a leitura todos os dias. O fonoaudiólogo pode indicar materiais e atividades adequados para cada faixa etária.

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