5 atividades fáceis de fazer para manter o “cérebro ativo” dos pequenos durante as férias
Durante as férias, as crianças ficam meses sem leitura, escrita e desenvolvimento de atividades matemáticas, não é mesmo? Quando elas retornam à escola ou a terapia fonoaudiológica em fevereiro, os professores e fonoaudiólogos dedicam semanas para rever, ao invés de inserir ou explorar novos desafios. Felizmente, podemos (“nós fonoaudiólogos” ou “professores”) encorajar os pais a ajudar! Além de ler, explorar museus e apenas brincar no parque, cinco atividades fáceis podem ajudar os pais e pacientes e evitar a “fuga/lentidão de cérebros” no início do ano letivo.
1- Piquenique
Como jogar: O jogador de partida estabelece um padrão do que pode ou não pode ser trazido em um piquenique e não diz aos outros jogadores. Por exemplo, se apenas um alimento começado com a letra “p” pode ser trazido, o jogador inicial diria: “Eu estou indo em um piquenique e eu estou levando pipoca.” Então os outros jogadores tentam adivinhar o padrão a partir de outros itens que são aprovados.
Por que funciona: Este jogo clássico tem como alvo memória, recuperação de palavras e vocabulário. Além disso, este é um ótimo jogo para desenvolver habilidades!
Atividade extra:Trabalho em categorias. Por exemplo, você deve trazer frutas, legumes, itens de vestuário ou palavras que começam com uma determinada letra ou som.
2 – Jogo do alfabeto
Como jogar: Comece procurando por uma palavra em uma placa ou outdoor que começa com “A” … Uma vez que você encontrar uma palavra que começa com “A”, procure uma que começa com “B” – até passar por todo o alfabeto! Aviso: Este jogo pode se tornar bastante competitivo se você adicionar tempo!
Desafio extra: Para torná-lo ainda mais difícil ao fazer uma regra em que todos os jogadores devem usar uma palavra original, sem repetições!
Por que funciona: Não é uma quantidade esmagadora para ler e ainda estimula identificação de letras. É realmente muito divertido!
3 – Espião
Como jogar: Os jogadores descrevem um item que veem.
Por que funciona: Através deste jogo você pode trabalhar descrição, estratégias de recuperação de palavras e habilidades de escuta enquanto tem um tempo livre!
Atividade extra: Estimular “perguntas”, incentivando os jogadores a fazer perguntas para obter mais informações sobre o objeto. Além disso, você pode querer limitar os objetos a certas categorias para direcionar o pensamento categórico. Para a estrutura adicionada, lembre a criança de descrever pela categoria, como você o usa e o vê, como e onde você o encontra.
4 – Adivinha
Como jogar: Este é um aplicativo que pode ser baixado gratuitamente em http://portugueseapps.com/iphone-ipad/entretenimento/adivinha-crepppq.html. Neste jogo, um jogador tem uma palavra na sua cabeça, e outros jogadores a descrevem. Os jogadores continuam a descrever a palavra até que ela seja adivinhada corretamente.
Por que funciona: Este jogo tem como objetivo estimular a descrição, o que ajuda as crianças a expressar suas ideias de forma específica, clara e eficaz. Além disso, este é um ótimo jogo para desenvolver habilidades e coletar informações!
5 – Twister
Como jogar: Este clássico jogo tem um grande “tabuleiro” com diferentes pontos coloridos. Um jogador gira a roleta e, dependendo da cor que ele parar, cada jogador tem que colocar uma mão ou pé na cor designada.
Por que funciona: Você pode ajudar seu filho a trabalhar os sons, escrevendo “cartas” na placa de Twister, ou trabalhar “palavras” escrevendo-as na placa do Twister. Além disso, este é um ótimo jogo para desenvolver habilidades e seguir instruções!