Questionário – Fisher’s auditory problems checklist for auditory processing evaluation
No Brasil existem três instrumentos, todos para população infantil, que podem ser empregados como sinalizadores da necessidade de avaliação diagnóstica para o transtorno do processamento auditivo (TPA). Hoje no blog vou comentar sobre o Questionário – Fisher’s auditory problems checklist for auditory processing evaluation.
Originalmente o instrumento é descrito como Fisher ’ s Auditory Problems Checklist e versa sobre os comportamentos da criança relacionados às atividades de escuta, a maior parte delas. O questionário Fisher tem sido usado no Brasil, atualmente na versão de Cibian e Pereira (2014). Existe a proposta da identificação dos domínios contemplados no questionário, audição, atenção, memória, linguagem e desempenho escolar . As autoras propõem a pontuação de 1 (um) ponto para cada comportamento identificado, assim, é possível obter o escore total (QFISHERTotal) que pode ser de até 24 pontos e a pontuação em cada um dos domínios – QFISHERaudição, QFISHERatenção, QFISHERmemória, QFISHERlinguagem e QFISHERdesempenho escolar.
Como o questionário possui direitos autorais e é proibida a reprodução indico a leitura do capítulo 22 do Tratado de Audiologia, 2ª Edição (Boechat, et al, 2015) e da referência: Cibian, AP, Pereira LD. Utilização de questionário no monitoramento dos resultados do treinamento auditivo. Distúrbios Comun. São Paulo, 27(3):466-478, setembro, 2015. Nestes locais você terá acesso ao questionário e orientações de aplicação!
Gostaria de receber o Questionário – Fisher’s auditory problems checklist for auditory processing evaluation em Português.
Olá Ivany, tudo bem? Neste link você encontrará mais informações sobre o Questionário Fisher https://pollyannabatista.com.br/2019/10/02/questionario-fishers-auditory-problems-checklist-for-auditory-processing-evaluation/
O questionário tem direitos autorais, e por isso um dos locais que você terá acesso é no Tratado de Audiologia!
Bons estudos!