Curiosidade – O que é necessário para termos uma fala produzida fluentemente?
Para que tenhamos uma fala fluida é necessário primeiramente que áreas cerebrais responsáveis pela sequencialização dos controles motores da fala estejam íntegros.
Isto porque estas áreas processam e integram informações para que a mensagem a ser transmitida se transforme em uma sequência de impulsos neuronais que irão contrair os músculos apropriados no tempo adequado para a fala.
Os centros de linguagem fornecem informação linguística a ser falada, incluindo fonemas necessários para uma sequencialização correta.
O gânglio basal, o cerebelo e o tálamo são responsáveis pelos planejamentos sensorial e motor necessários para esses movimentos.
O sistema límbico e o hemisfério direito fornecem as informações emocionais para a fala.
Todos esses códigos neurais devem ser ordenados e recebidos inteiramente na junção neuromuscular a fim de contrair os músculos em uma sequência própria, resultando em uma fala produzida fluentemente!
Complexo, não é mesmo? Fazemos todo esse “percurso” suavemente durante todo o dia. Agora imagine uma pessoa que teve um AVC ou um tumor em alguma dessas regiões? A fala certamente ficará prejudicada, pois algumas dessas áreas importantes para a produção da fala foram lesionadas!
Referência: Ortiz KZ. Distúrbios neurológicos adquiridos – Fala e deglutição. Editora Manole, 2ª edição, 2010.