Nova resolução do Conselho Federal de Fonoaudiologia regulamenta a telefonoaudiologia
O Conselho Federal de Fonoaudiologia, no uso de suas atribuições legais e regimentais, regulamenta a telefonoaudiologia, mesmo com o fim da pandemia (Resolução nº580, de 20 de agosto de 2020).
Agora o fonoaudiólogo pode optar, e de acordo com as características do paciente, do uso da telefonoaudiologia.
Mas, o que é telefonoaudiologia? Telefonoaudiologia é o exercício da Fonoaudiologia mediado por tecnologias da informação ou comunicação, para fins de prevenção, identificação, avaliação, diagnóstico e intervenção dos distúrbios da comunicação.
Um exemplo desse avanço na Fonoaudiologia é que um paciente pode passar por uma consulta, ou sessão de Fonoaudiologia por meio de uma sessão on-line, mediado por exemplo pelo Skype, Zoom ou Google Meet.
Esse avanço na Fonoaudiologia permite que um paciente de um outro estado seja assistido por um Fonoaudiólogo com expertise em uma determinada área que esteja localizado em outro estado. Isso reduz os gastos com deslocamento, hospedagem e alimentação que um paciente teria, se tivesse que deslocar para o local onde tal fonoaudiólogo atende. Além disso reduz o tempo gasto, algo precioso nos tempos de hoje!
Indico fortemente que o Fonoaudiólogo leia a resolução nº580/2020! Segue o link para acesso no site do Conselho Federal de Fonoaudiologia: https://www.fonoaudiologia.org.br/resolucoes/resolucoes_html/CFFa_N_580_20.htm