7 dicas de disciplina para a criança que tem TDAH

7 dicas de disciplina para a criança que tem TDAH

Crianças com TDAH podem ter dificuldade em ouvir, lembrar, seguir regras e resistir à comandos. Não surpreendentemente, eles tendem a ter muitos problemas. Mas como você disciplina crianças com TDAH que tem dificuldades com as habilidades necessárias para se comportar? Quais estratégias de disciplina são úteis para crianças com TDAH?

Ter TDAH não justifica o mau comportamento, mas pode explicar por que isso acontece. Abaixo estão dicas e coisas para se ter em mente quando se trata de disciplinar crianças com TDAH.

  1. Lembre-se dos desafios do TDAH.

Crianças com TDAH geralmente não querem se comportar mal. Os sintomas do TDAH tornam mais difícil de controlar seu comportamento e aprender com os erros. Ter empatia e lembrar dos desafios da criança pode ajudá-lo a disciplinar de maneira positiva.

  1. Dê um aviso claro.

O TDAH pode dificultar que as crianças parem o que estão fazendo e mudem de marcha. Dê a criança a chance de corrigir o comportamento antes de disciplinar. Você pode dizer: “Já lhe disse duas vezes para pôr a mesa, mas você ainda está assistindo ao filme. Se você não desligar agora, perderá os privilégios de TV.”

  1. Evite disciplinar com raiva.

Crianças com TDAH têm problemas para gerenciar emoções e podem facilmente se envolver em sentimentos fortes. Portanto, é importante manter a calma ao disciplinar e manter o foco na correção do comportamento. De fato, pesquisas mostram que reduzir os gritos e punições severas pode fazer uma grande diferença no comportamento das crianças com TDAH.

  1. Leve o seu tempo.

A menos que o comportamento da criança esteja criando uma situação perigosa, não há razão para correr direto para o modo de disciplina. Você pode decidir que as consequências naturais do comportamento da criança terão um impacto maior do que as consequências que vêm de você.

  1. Use consequências lógicas.

Crianças com TDAH geralmente têm problemas para pensar nas consequências. Ajude a fazer conexões lógicas quando você disciplina. Digamos que a criança brinque com algo que está fora dos limites e acidentalmente o quebra. A consequência pode ser a perda de tempo de TV para consertar o item ou a falta de subsídio para ajudar a pagar para substituí-lo.

  1. Esteja pronto para experimentar diferentes abordagens.

Estratégias de disciplina que funcionam para outras crianças podem não funcionar para a criança com TDAH. Você pode precisar tentar algumas abordagens antes de encontrar as melhores. Por exemplo, se os intervalos não ajudarem, você pode tentar dar uma tarefa a criança. Ou fazer com que a criança escreva ou desenhe um pedido de desculpas. Se tirar um privilégio não funcionar, você pode tentar uma “recompensa” por uma mudança positiva de comportamento.

  1. Seja paciente.

A criança com TDAH pode mostrar o mesmo comportamento ou cometer o mesmo erro repetidamente, mesmo com disciplina. Isso faz parte do TDAH. Defina regras e expectativas firmes. E certifique-se de que sua disciplina seja consistente e previsível.

 

Fonte: Understood.org

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Atendimento pelo WhatsApp
Rolar para cima