NF1 – Guia para educadores

Um diagnóstico de uma criança com neurofibromatose tipo 1 (NF1) levanta muitas questões importantes para o cuidado, seja no consultório médico, em casa ou na escola. Crianças com NF1 podem desfrutar de boa saúde e sucesso acadêmico, mas muitos têm necessidades especiais especialmente no ambiente escolar. Atenção adequada a estas necessidades podem aumentar as chances dessas crianças com NF1 irem bem, tanto na escola quanto na vida posterior.

Professores, escola, fonoaudiólogos educacionais, pedagogos podem fazer uma significativa diferença na vida das crianças com NF1, ganhando conhecimento sobre as neurofibromatoses, e fornecendo precocemente intervenção se necessário.

A “Children Tumor Foundation” publicou uma brochura muito importante sobre este assunto para ser entregue e lida principalmente por educadores que tem dentre seu corpo discente crianças com NF1. Você pode acessá-lo por meio deste link e baixa-lo gratuitamente http://www.ctf.org/images/uploads/resources/CTF-NF1_for_Educators_web-ready_(1).pdf.

Como o material acima está escrito em inglês e visto a importância do conteúdo que ele aborda, a partir das próximas semanas traduzirei os principais textos e deixarei disponível no blog para consulta. Creio que assim esse material poderá ser lido com mais facilidade pelas pessoas com NF1, pais e educadores.

Então fique atento aos próximos posts! Você ainda não é cadastrado no blog para receber as atualizações diretamente no seu e-mail? Cadastre-se, é fácil e rápido!

 

About the Author:

Graduada em Fonoaudiologia (2009), mestre (2011) e doutora (2016) em Ciências Aplicadas à Saúde do Adulto pela Faculdade de Medicina da UFMG. Realizou cursos no Centre de Linguistique Appliquée (Université de Franche-Comté) – França (2013). Participa anualmente de congressos internacionais, sendo o de 2015 em Monterey na Califórnia/EUA. Publicou estudos importantes nos periódicos Journal of Communication Disorders e Arquivos de Neuro-Psiquiatria. Atualmente participa do grupo de pesquisas em Neurofibromatoses do Hospital das Clínicas da UFMG. Tem experiência clínica nas áreas de audiologia e linguagem, com ênfase em processamento auditivo, treinamento auditivo, distúrbios de linguagem e aprendizagem. Currículo completo: http://lattes.cnpq.br/1978022333477136

  1. Rosilene Durante Rezende Ferreira 6 de setembro de 2018 at 10:01 - Resposta

    Bom dia. Sou a Mãe de Daniel Joshua portador NF1. Gostaria de receber material em português . Obrigada.

    • Pollyanna Barros Batista 6 de setembro de 2018 at 10:26 - Resposta

      Olá Rosilene! Basta acompanhar o blog! Semanalmente irei traduzir os textos e disponibilizá-los no blog!

  2. Raphael Magno 6 de setembro de 2018 at 10:08 - Resposta

    Tenho interesse

  3. Fabiana Gomes Barbosa 6 de setembro de 2018 at 10:14 - Resposta

    Quero me cadastrar no blog.
    Meu filho tem nf1 , e sou professora.

Deixe um Comentário

Este site usa o plugin Akismet para reduzir spam. Você pode aprender aqui como seu comentario é processado antes de ser publicado.

MENU

INSCREVA-SE

Receba automaticamente novos posts por e-mail

Nome e Sobrenome:

Endereço de e-mail

Facebook
Facebook
PINTEREST
PINTEREST
INSTAGRAM
Whatsapp