Leitura lentificada, silabada e segmentada com comprometimento da compreensão do material lido – Como você pode ajudar seu filho?

Leitura lentificada, silabada e segmentada com comprometimento da compreensão do material lido – Como você pode ajudar seu filho?

Seu filho voltou para casa, e dentro da mochila está a prova de português com um rendimento muito abaixo do esperado. O que fazer?

Provavelmente você já deve ter percebido que seu filho demora muito para fazer as atividades, pois demora para ler os textos e instruções do para casa, e mesmo lendo lentamente, não entende o que lê.

É muito importante que seu filho seja acompanhado por um fonoaudiólogo, mas abaixo está uma estratégia que ajudará a melhorar a velocidade de leitura e a compreensão.

Primeiramente pergunte ao seu filho o que aconteceu e observe as suas reações. Depois faça duas cópias do texto da prova. Uma ficará com você e outra com o seu filho. Você lerá em voz alta o texto e solicitará ao seu filho que acompanhe a leitura com a cópia que ele tem em mãos silenciosamente. Ao final levante questões sobre o conteúdo do texto, comente e levante as palavras desconhecidas pelo seu filho.

Em um segundo instante, solicite que seu filho leia o texto em voz alta juntamente com você. Neste momento chame atenção apenas para a leitura correta das palavras e para o ritmo similar da sua leitura.

Repita esta estratégia por várias semanas utilizando outros textos disponibilizados pela escola ou livros da literatura infantil. Certamente seu filho terá mais desenvoltura com a leitura após algumas semanas de treino!

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Atendimento pelo WhatsApp
Rolar para cima