Dislexia: sinais e sintomas nas diferentes etapas da vida
A forma como as dificuldades se manifestam ao longo da vida nos indivíduos com Dislexia se modifica conforme o desenvolvimento e varia dependendo das interações entre as exigências ambientais, a variedade e a gravidade das dificuldades de cada um. Abaixo deixo algumas dificuldades que são percebidas ao longo da vida acadêmica!
PRÉ -ESCOLA
• demora na formação de frases completas
• persistência de fala infantilizada
• troca de fonemas (sons) na fala
• demora na incorporação de palavras novas ao seu vocabulário
• demora para perceber ou produzir rimas
• dificuldade em reproduzir uma história na sequência correta
• atraso para aprender cores, formas e números
• dificuldade em escrever e reconhecer as letras do próprio nome
• problemas para contar e lembrar nomes de símbolos
ENSINO FUNDAMENTAL 1 (1º ao 5º ano)
• inversão da grafia de letras e números, escrevendo “6” em vez de “9”
• lentidão ao copiar o conteúdo da lousa
• dificuldade para aprender as letras do alfabeto e a tabuada
• dificuldade para planejar a grafia de letras e números
• problemas ao soletrar, separar e sequenciar sons
• dificuldade em escrever com a letra cursiva (de mão) por causa da preensão (forma de segurar) do lápis
ENSINO FUNDAMENTAL 2 (6º ao 9º ano)
• tendência a inventar ou adivinhar as palavras
• dificuldade de soletração
• resistência em ler em voz alta
• prejuízo na organização da escrita e planejamento de tarefas que exigem que cálculo de tempo
• demorar a finalizar as tarefas ou se prejudicar ao dividir o tempo para realização de questões em uma prova, deixando respostas em branco
• dificuldade para compreender textos, piadas, provérbios, gírias, problemas Matemáticos
ENSINO MÉDIO
• persistir com dificuldade para soletrar palavras complexas
• tendência a problemas na compreensão leitora e na expressão escrita
• vocabulário empobrecido
• dificuldade para planejar e elaborar textos escritos, reproduzir histórias e entender conceitos abstratos
UNIVERSIDADE E VIDA ADULTA
• é comum evitar atividades que exijam leitura ou matemática (mesmo estas sendo de lazer)
• uso constante de estratégias alternativas para ter uma melhor compreensão do material impresso, como busca por áudio-livros e utilização de mídia audiovisual ou de softwares de texto-pronúncia ou pronúncia-texto.
Fonte:
Conversando com os pais sobre como lidar com a Dislexia e outros transtornos específicos de aprendizagem. Instituto ABCD.
como e bom a gente ter alguem que divulgue sobre esse assunto que as vezes os nossos filhos tem esses sintomas e nos nem sabemos