Panlexia Plus – Método de reeducação para disléxicos
No segundo dia de congresso do “Brain Connection” tive a oportunidade de participar da oficina “Panlexia Plus – Metodologia de reeducação para disléxicos” com a Maria Cristina Bromberg, do Estado do Paraná, que é Mestre em Distúrbios do Desenvolvimento e formadora do método aqui no Brasil.
Professora Maria Cristina Bromberg, formadora do método Panlexia Plus aqui no Brasil. |
A Panlexia Plus é um método de orientação diagnóstica e abrange também um programa de assistência pedagógica a pessoas com dificuldades específicas de linguagem, como a Dislexia. Este método é constituído segundo as características fonema x grafema do idioma português falado e escrito no Brasil e é o resultado de longos anos de pesquisas iniciados pelos pesquisadores Leonard Bloomfield (Yale University) e Pamela Kvilekval.
O método Panlexia foi introduzido no Brasil, em Curitiba, no ano de 2004 em um evento realizado no Centro de Neuropediatria do Hospital das Clínicas da Universidade Federal do Paraná pela Associação Brasileira de Apoio ao Disléxico, de Curitiba. Atualmente fonoaudiólogos e pedagogos (e outros profissionais envolvidos com educação) podem fazer a formação no Método Panlexia que está disponível principalmente no Instituto Pamela Kvilekval em Curitiba com a professora Maria Cristina Bromberg. Outras informações sobre o método podem ser obtidas por meio do e-mail do instituto (institutopk@hiperatividade.com.br).