Treinamento auditivo em crianças com perda auditiva
Aperda auditiva unilateral pode ser um indicador de risco para alterações no processamento auditivo como um todo, especialmente nas habilidades auditivas de localização sonora, figura-fundo e resolução temporal.
Até meados dos anos 70, a maioria dos profissionais de otorrinolaringologia e fonoaudiologia acreditava que a perda auditiva unilateral em crianças não pudesse afetar de forma significativa seu desenvolvimento da linguagem oral e escrita. No entanto, a partir da década de 80 muitos estudos começaram a sugerir que esse tipo de perda auditiva poderia trazer importantes prejuízos ao desenvolvimento acadêmico desses indivíduos. A partir daí, aumentou o interesse dos profissionais da área em investigar os possíveis riscos que a perda auditiva unilateral acarreta para crianças e adolescentes.
Crianças com perda auditiva unilateral podem apresentar dificuldades de fala, linguagem e problemas educacionais. Essas dificuldades podem estar relacionadas às desvantagens que essas crianças experimentam pela falta da audição binaural. Esta proporciona: somação binaural, localização sonora, efeito de sombra da cabeça e liberação do mascaramento. Uma das vantagens mais importantes da audição binaural é favorecer a figura-fundo. O efeito imediato deste fenômeno é melhorar o reconhecimento de fala na presença de ruído ambiental, situação que é particularmente difícil para quem apresenta perda auditiva unilateral. Assim, muitos estudos têm mostrado que o fato da perda auditiva unilateral afetar o processamento da audição binaural, pode aumentar as dificuldades em compreender fala no ruído e causar dificuldades na comunicação como um todo.
Portanto, é sempre necessário, após a adaptação do aparelho auditivo, que a criança passe por um acompanhamento multidisciplinar, e dentre eles o fonoaudiólogo esteja inserido para a estimulação das habilidades auditivas alteradas (treinamento auditivo) e estimulação de linguagem.
Na terapia com foco na estimulação das habilidades auditivas o fonoaudiólogo poderá desenvolver tarefas de atenção, memorização, discriminação, sequenciamento, fechamento e resolução.