Go play! 7 dicas para estimular a comunicação no playground
A primavera chegou e precisamos aproveitar o bom tempo enquanto ele está por aqui! O parque é o cenário perfeito para facilitar habilidades de fala e linguagem para crianças pequenas. Aproveite este momento! Veja algumas dicas:
Poder de escolha. Um parque infantil oferece muitas opções para as crianças e, como fonoaudióloga, sei o poder da escolha para crianças pequenas. Cada vez que você der à criança uma escolha, você fornece uma oportunidade para ela se comunicar! Por exemplo: “Você quer deslizar ou balançar?” “Balançar”. Modele as escolhas de acordo com o nível de linguagem da criança ou um nível acima. Por exemplo, se a criança ainda não usa palavras para fazer um pedido, você pode modelar a escolha “deslizar ou balançar” para promover expressões de uma única palavra. Se a criança usa frases de duas palavras, você pode modelar “balançar forte”, ou algo similar.
Faça alguma coisa. Ensine verbos ou palavras de ação. Crianças devem ter uma variedade de diferentes tipos de palavras em seu vocabulário inicial, mas não apenas substantivos! No parque você pode moldar verbos e realmente fazer as ações. Ações alvo: deslizar, jogar, balançar, escalar, saltar, rodar, executar, passear, andar sentar, ir, gritar, cair, parar, etc. Peça que a criança diga o que ela está fazendo ou vai fazer!
Aprenda novas palavras. Podemos ensinar uma variedade de conceitos diferentes enquanto eles se divertem no parque. Tente modelar alguns desses conceitos: Cores (“Em qual cor de escorregador devemos ir?), alto / baixo, curto/longo, devagar/rápido, em cima/embaixo, grande/pequeno.
Ouça e siga. Incorpore conceitos de direção e ordens. “Desça no escorregador azul”, “Primeiro toque na casinha e depois vá para o balanço”. Incluir vários conceitos ou etapas torna a atividade mais complexa, ok?
O que você vê? Funções de linguagem na primeira infância envolvem frequentemente desejos e necessidades. É importante que crianças produzam comentários também. O parque dá um monte de oportunidades para que a criança comente e discuta! Você pode modelar a fala da criança, tais como, “Eu vejo um pássaro no céu” ou “Eu vejo crianças no balanço”. Facilite os comentários pedindo à criança para dizer o que ele ou ela vê.
Um, dois, três e já! Para crianças pequenas que estão começando a usar as palavras, o parque é um ótimo lugar para praticar “conjuntos de antecipação”. Conjuntos de antecipação são frases repetitivas que a criança pode antecipar ou prever o que vem a seguir. Por exemplo, “um, dois, três e já!” é uma fala automática e motivacional que pode estimular as crianças a falarem! “Já” é uma palavra muito poderosa, especialmente quando seguido por algo muito excitante ou motivador.
Vamos socializar. A criança tem dificuldade em interagir com outras crianças? Playgrounds são ótimos lugares para trabalhar habilidades sociais com outras crianças que estão se divertindo. Peça à criança para praticar saudações com as outras crianças, fazer perguntas ou iniciar conversas: “Você quer jogar?” ou “Qual é o seu nome?”.
Estes passos criam grandes blocos de construção para o crescimento futuro da fala e da linguagem! Assim, com certeza a primavera será de muita diversão e aprendizado!