Congresso Fono 2020 (Parte 4) – O impacto da cognição na recuperação das afasias
No último dia do congresso, na conferência Magma, o fonoaudiólogo e professor José Fonseca, da Universidade de Lisboa/Portugal, proferiu uma palestra muito rica, principalmente aos fonoaudiólogos que atuam com pacientes afásicos.
A afasia é uma condição pouco conhecida pela população brasileira em comparação com outras condições como a doença de Parkinson. Apenas 10% dos brasileiros sabem o que é afasia, em comparação com 96% das pessoas que sabem o que é a doença de Parkinson.
O risco de alterações cognitivas pós AVC é grande (+-30%) e é agravado com o aumento da idade. Segundo os estudos apresentados pelo Dr. José Fonseca, esse declínio na cognição se deve a alterações em redes compartilhas e contínuas que ligam a região frontal, temporal e occipital principalmente.
Com isso ele frisa a importância de se primeiro focar a intervenção em sintoma primários, depois funções cognitivas e depois no humor/interação social.
Veja abaixo os artigos indicados durante a conferência magma:
- Cognitive performance in afasia due to stroke: a systematic review (https://www.researchgate.net/publication/303239282_Cognitive_performance_in_aphasia_due_to_stroke_A_systematic_review).
- Cognitive performance and aphasia recovery (https://www.researchgate.net/publication/320655723_Cognitive_performance_and_aphasia_recovery).
Super recomendo a leitura acima!
Para fechar o relato sobre a afasias do Congresso Fono 2020 teve uma palestra no primeiro dia, que uma fonoaudióloga (Desculpa! Não lembro o nome da fono) indicou um artigo muito importante para os casos que envolvem afasia e apraxia. Segue a dica dela:
- Bihemispheric stimulation over left and right inferior frontal region enhances recovery from apraxia of speech in chronic afasia (https://www.researchgate.net/publication/255732279_Bihemispheric_stimulation_over_left_and_right_inferior_frontal_region_enhances_recovery_from_apraxia_of_speech_in_chronic_aphasia).