6 maneiras pelas quais a pandemia pelo Coronavírus pode ajudar as crianças a desenvolverem seus pontos fortes e habilidades
Vamos ser realistas, a pandemia pelo Coronavírus causou (e ainda causa!) muito estresse, perturbações e perdas para crianças e famílias. O ensino à distância teve um grande impacto. Enquanto algumas crianças prosperaram, outras enfrentaram dificuldades.
Mas a pandemia também criou oportunidades. Ter mais flexibilidade durante o dia significa que as crianças podem explorar novos interesses e habilidades. Abaixo estão seis maneiras pelas quais a pandemia pode ajudar as crianças a se fortalecerem.
- Mais tempo para criatividade
Contar piadas, cantar, desenhar, dançar… As atividades criativas permitem que as crianças explorem novas maneiras de se expressar (e liberar algumas das emoções que estão sentindo). Elas podem descobrir novos talentos e habilidades no processo, o que pode aumentar a autoestima.
- Menos pressão ao trabalhar em “rotinas”.
Um benefício de ter menos estrutura é ser capaz de trabalhar em habilidades para a vida com menos pressão. Tudo, desde aprender rotinas de autocuidado até desenvolver habilidades de organização, pode acontecer em um ritmo mais lento ou em um momento em que você não está com pressa.
E não se trata apenas de trabalhar em habilidades que precisam ser aprimoradas. A criança pode passar esse tempo dominando novas tarefas – desde costurar um botão até cozinhar uma refeição em família. Cada habilidade que a criança ganha ou melhora pode aumentar sua autoestima.
- Novas maneiras de melhorar as habilidades sociais
As crianças são mais limitadas na forma como interagem por causa da pandemia. Mas isso não significa que elas não estejam desenvolvendo habilidades sociais. Jogar videogame ou fazer vídeo chamadas com a família são situações sociais. O mesmo acontece com as aulas online. Cada uma envolve diferentes habilidades sociais e regras sociais.
A socialização também acontece em casa. Mais interação com a família fornece prática extra com habilidades sociais.
- A chance de desenvolver habilidades de enfrentamento
Quando as crianças sentem ansiedade contínua, elas podem realmente assumir o controle. Mas encontrar maneiras de lidar com as emoções durante tempos difíceis pode deixá-las sair deste período sentindo-se mais fortes e confiantes. Elas saberão que têm habilidades para lidar com situações difíceis. Isso é um alívio e uma força.
Você pode ajudar a criança a desenvolver habilidades de enfrentamento. Uma maneira é modelar como lidar com a incerteza ou lidar com más notícias. Mostre como você lida com a ansiedade na pandemia. E dê a criança maneiras de se sentir mais no controle.
- Mais espaço para tentar, falhar, aprender
Na escola tradicional, as crianças podem gastar muito tempo em tarefas que acham que não podem fazer. Isso é especialmente verdadeiro para crianças que aprendem ou pensam de maneira diferente. Elas podem se preocupar que outras crianças possam vê-las com dificuldades. E isso pode fazer com que elas se retraiam.
Aprender em casa pode reduzir essa preocupação e dar às crianças espaço para tentar, falhar e aprender sem se sentirem constrangidas. Elas também podem estar mais propensas a reconhecer seus pontos fracos e pedir ajuda. Isso pode ajudá-las a desenvolver autoconsciência, confiança e resiliência.
- Novas maneiras de aprender empatia
Para algumas crianças, a empatia é uma força natural. Para outros, é uma habilidade que precisam aprender. A pandemia cria novas oportunidades para as crianças ajudarem os outros e pensarem além de si mesmas.
Fazer uma boa ação a um vizinho idoso, entregar comida para pessoas que estão doentes, confortar amigos que estão se sentindo mal. Qualquer ato de bondade que a criança possa praticar gera empatia. O simples fato de saber que essa crise afeta a todos, pode ajudar as crianças a pensar sobre como outras pessoas estão enfrentando a pandemia!