Como a memória operacional pode interferir na aprendizagem?

Como a memória operacional pode interferir na aprendizagem?

https://youtu.be/xMT2nYaeE0A

Alguma vez você já foi ao supermercado sem uma lista de compras, pensando que se lembraria de tudo o que precisava comprar, mas ao chegar em casa percebeu que esqueceu algumas coisas? Nesse caso, você experimentou as limitações da memória operacional. A memória operacional é aquele “adesivo mental” que usamos para controlar as informações até que precisemos usá-las.

A memória operacional é essencial para o aprendizado! Neste post você terá a oportunidade de conhecer como as crianças utilizam a memória operacional para aprender!

  1. Memória operacional e o acesso à informação

 Existem dois tipos de memória operacional: a memória auditiva e a memória visuoespacial. Você pode pensar nessas habilidades quando vê um vídeo, por exemplo. A memória auditiva registra o que você está ouvindo, enquanto a memória visuoespacial captura o que você está vendo. Mas é aí que há a semelhança entre a memória operacional e ver um vídeo.

Quando você vê um vídeo, as informações visuais e auditivas são armazenadas e protegidas para serem reproduzidas quando você precisar. Você não precisa necessariamente prestar atenção aos detalhes quando vê o vídeo. A memória operacional, por outro lado, não apenas armazena para ser usada posteriormente. Ela deve ser usada e “reproduzida” imediatamente, ao mesmo tempo em que a nova informação que chega é incorporada.

Imagine um professor lendo um problema de matemática em sala de aula. As crianças precisam ser capazes de manter todos os números em suas cabeças, descobrir qual operação matemática usar e criar um problema de matemática ao mesmo tempo.

Crianças com memória operacional limitada têm dificuldade em receber e reter as informações que chegam. Isso significa que elas têm menos material para trabalhar quando estão executando uma tarefa.

Na aula de matemática, elas podem saber fazer diferentes tipos de cálculos. No entanto, é difícil para elas realizarem problemas de matemática. É difícil para elas ouvir palavras-chave que indiquem qual operação usar e, ao mesmo tempo, lembrar os números que precisam ser vinculados a essa equação.

  1. Memória operacional e instruções de recuperação

 As crianças dependem tanto das informações recebidas quanto das informações armazenadas na memória operacional para realizar qualquer atividade. Se elas têm habilidades limitadas de memória operacional, é difícil lidar com ambos. Seguir instruções de várias etapas pode ser desafiador. Crianças com habilidades limitadas de memória operacional têm dificuldade em manter o que vem a seguir enquanto realizam as atividades atuais. Por exemplo, a criança pode ter dificuldade em “voltar” mentalmente e lembrar a frase que o professor quer que ela escreva, enquanto tenta lembrar como escrever as palavras nessa frase.

  1. Memória operacional e prestar atenção

 A parte do cérebro responsável pela memória operacional também é responsável por manter o foco e a concentração. Lá, as habilidades de memória operacional ajudam as crianças a lembrar do que precisam para poder prestar atenção. Considere, por exemplo, resolver um problema de divisão longa. A criança precisa de memória operacional não apenas para ter a resposta, mas também para ser capaz de se concentrar em todas as etapas envolvidas para chegar lá.

Crianças com habilidades limitadas de memória operacional têm dificuldade em manter o foco na tarefa até atingirem o resultado final. Você pode pensar nisso como o equivalente a entrar em uma sala e esquecer para que estava lá.

  1. Memória operacional e aprender a ler

 A memória operacional é responsável por muitas habilidades que as crianças usam para aprender a ler. A memória auditiva ajuda as crianças a “agarrar” os sons que as letras produzem, tanto quanto possível, para fazer com que novas palavras surjam. A memória visual de trabalho ajuda as crianças a lembrar como são essas palavras, para que possam reconhecê-las ao longo de uma frase.

Ao trabalhar com eficácia, essas habilidades evitam que as crianças tenham que pronunciar todas as palavras que veem. Isso os ajuda a ler com menos hesitação e se tornarem leitores mais fluentes. Aprender a ler não é um processo fácil para crianças com habilidades limitadas de memória operacional.

  1. Memória operacional e aprendizagem da matemática

 Ser capaz de resolver problemas matemáticos depende de uma série de habilidades que se desenvolvem umas nas outras, como se fossem blocos de construção. O bloco inferior, o mais importante de todos, é a capacidade de reconhecer e reproduzir padrões. É a base para o próximo bloco: ver padrões nos números para resolver e lembrar conceitos matemáticos básicos.

A partir daí, as crianças podem armazenar informações sobre um problema de lógica matemática em suas cabeças. Em seguida, elas usam essa informação para criar uma frase numérica que lhes permite resolver o problema. Eventualmente, isso as leva a serem capazes de se lembrar de fórmulas matemáticas.

O que impede que os blocos caiam é a capacidade de lembrar, sequenciar e visualizar informações, o que pode ser difícil para uma criança com capacidade limitada de memória operacional.

A boa notícia: existem maneiras de ajudar

 Ter uma memória operacional limitada cria obstáculos ao aprendizado. Mas existem maneiras de contornar esses obstáculos. Você pode tentar trabalhar com impulsionadores de memória operacional, como jogar cartas ou atividades lúdicas. Com a sua ajuda e apoio na escola, a criança pode desenvolver habilidades de memória operacional para tornar o aprendizado menos complicado.

Preparei um vídeo super explicativo sobre a memória operacional! Acesse o link https://www.youtube.com/watch?v=xMT2nYaeE0A e amplie seus conhecimentos! Para ter acesso a mais informações sobre a memória operacional, acesse outros posts do blog! http://www.pollyannabatista.com.br

 

 

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