Acomodações em sala de aula para crianças com problemas de processamento visual
Quando a criança tem dificuldade em processar informações visuais, isso pode atrapalhar o aprendizado. O que os professores podem usar na sala de aula para ajudar essa criança? Separei neste post algumas estratégias e ferramentas que podem ajudar, vamos a elas?
Materiais e sugestões para utilizar durante as aulas (sugestões para professores)
- Utilize recursos visuais, mas também diga as orientações em voz alta.
- Descreva apresentações visuais em voz alta.
- Reserve tempo para resumir as informações importantes de cada aula.
- Forneça materiais impressos organizados com poucas ou nenhuma imagem não essencial.
- Use uma régua guia de leitura ou um cartão em branco para bloquear outras linhas de texto durante a leitura.
- Forneça um marcador para destacar as informações durante a leitura.
- Forneça papel com pautas largas e escureça ou destaque linhas e margens para ajudar a formar as letras no espaço certo.
- Forneça papel milimetrado (ou papel pautado para ser usado lateralmente) para ajudar a alinhar os problemas matemáticos.
- Forneça uma cópia das anotações da aula.
- Tenha uma tesoura disponível para facilitar o controle do corte e do seguimento de uma linha.
- Forneça bastões de cola coloridos para usar em papel branco.
Dando instruções em sala de aula
- Diga instruções e atribuições em voz alta.
- Espace claramente palavras e problemas em uma página.
- Escreva instruções em uma cor diferente do restante de uma tarefa (ou destaque-as).
- Inclua diagramas ou imagens simples para ajudar a esclarecer as instruções escritas.
- Use sinais de destaque ou adesivos para chamar a atenção para informações importantes nas folhas.
- Dê tempo para a criança fazer perguntas sobre as instruções.
Provas e tarefas em sala de aula
- Permita respostas orais em vez de respostas escritas.
- Permita que a criança envie as respostas em uma folha de papel separada, em vez de colocá-las em pequenos espaços.
- Reduza as distrações visuais dobrando a prova ou usando pedaços de papel em branco para cobrir parte da página da prova.
- Forneça tempo estendido em provas.
- Forneça uma sala silenciosa para as provas, se necessário.
Qual é o próximo passo?
Professor: Você tem um aluno que pode ter dificuldades de processamento visual? Saiba mais sobre como o transtorno do processamento visual difere da dislexia no próximo post!
Pais: Você acha que seu filho pode precisar de acomodações/ajustes em sala de aula? Converse com o professor sobre as diferenças de aprendizagem e faça sugestões. Você é importante neste processo!