Dislexia e visão: perguntas frequentes

Dislexia e visão: perguntas frequentes

Se seu filho tem dislexia, você pode se perguntar sobre a relação entre “o que ele vê” e a dificuldade que ele tem com a leitura. O seu filho só precisa de um exame de vista e óculos? Alguém pode ter dislexia e também ter dificuldades para ver?

Reuni abaixo algumas perguntas comuns que recebo no consultório e também por mensagens, sobre a visão e dislexia!

É verdade que crianças com dislexia veem as letras ao contrário e misturadas em palavras?

As pessoas costumam pensar em dislexia como ler palavras ao contrário ou ver letras “flutuando” na página. Mas esses são problemas muito específicos e geralmente de curta duração. Eles acontecem quando as crianças rastreiam o texto de maneira diferente porque têm dificuldade para encontrar as palavras.

Estudos mostraram que nosso instinto natural é focar primeiro no meio de algo (como imagens ou rostos) e nos mover para fora. À medida que as crianças são ensinadas a ler e decodificar, elas aprendem a ir contra esse “instinto”.

Leitores com dificuldades podem voltar a ele como uma forma de dar sentido ao que estão vendo. Por exemplo, eles podem rastrear a página e ler do “centro” para fora. Eles podem parecer ler ao contrário, mas estão, na verdade, começando da direita e indo para a esquerda.

As crianças também tendem a se confundir com letras que parecem imagens espelhadas umas das outras. (Um exemplo disso é o “q” e “p”.) Elas precisam aprender que essas letras não são iguais. Não é incomum para crianças com dislexia confundir essas letras. Isso porque suas dificuldades a impedem de ganhar experiência de leitura quanto seus colegas que são leitores fluentes.

Já ouvi falar sobre “terapia para a visão” e “lentes para auxiliar a leitura”. Isso ajuda as crianças com dislexia?

Algumas pessoas falam sobre “as lentes” e as “terapias para a visão”, como uma forma de tratar a dislexia. Mas não há nenhuma evidência científica de que isso ajude. Na verdade, grupos líderes nas áreas de visão e aprendizagem afirmaram que não há evidências suficientes para apoiá-lo como um tratamento para a dislexia.

As principais deficiências em crianças com dislexia não têm nada a ver com os olhos. Elas têm dificuldades com a linguagem e a representação visual de formas das palavras (ortografia) no cérebro (não nos olhos).

Crianças com dislexia normalmente têm desafios em três áreas: consciência fonológica, nomeação rápida e habilidades semânticas. É por isso que elas tendem a ter problemas para combinar sons com letras. Elas também têm dificuldade em reconhecer e nomear letras e palavras que encontram com frequência. E elas podem ter dificuldade em entender o significado das palavras e frases.

Essas habilidades não são baseadas nos olhos e não vão melhorar com as lentes coloridas, por exemplo. Elas melhoram quando uma criança aprende essas habilidades por meio de instruções explícitas de leitura.

Como ajudar crianças com dislexia

Existem muitas estratégias e intervenções que podem ajudar as crianças com dificuldades na leitura. O fonoaudiólogo é um dos profissionais que podem ajudar! Quanto antes buscar ajuda para o seu filho, melhor!

 

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Atendimento pelo WhatsApp
Rolar para cima