Atividades de processamento temporal
Você sabe o que é o processamento temporal?
O processamento temporal auditivo é a habilidade do sistema auditivo em processar as mudanças do sinal acústico que ocorrem ao longo do tempo e também a habilidade em processar eventos acústicos transitórios (Branai e Kraus, 2007).
Há relatos na literatura de que pode haver uma falha no processamento temporal em transtornos que afetam as habilidades de leitura e escrita, como a dislexia e a disortografia.
Por isso é muito importante que o fonoaudiólogo fique atento a isso e sempre solicite a avaliação do processamento auditivo para conduzir suas intervenções nos casos envolvendo os transtornos de linguagem e aprendizagem.
Pensando na importância que é o processamento temporal para o desenvolvimento da linguagem oral e escrita, desenvolvi novas atividades para a Plataforma Hey Ear Terapia https://terapia.heyear.com.br/quero-fazer-parte-do-heyear-terapia/! Foram desenvolvidas 3 novas atividades que são: “Discriminação auditiva – frequência sonora”, “Ordenação auditiva – frequência sonora” e “Mix das frutas e dos animais”.
As duas primeiras atividades são tarefas exclusivamente bottom-up, com objetivo de melhorar a recepção dos eventos acústicos. A atividade “Mix das frutas e dos animais” já envolve uma tarefa top-down, com incremento de uma tarefa cognitiva de fluência verbal. São 14 novos áudios disponíveis na Plataforma Hey Ear!
Acesse e conheça a plataforma! https://terapia.heyear.com.br/quero-fazer-parte-do-heyear-terapia/