Como aprender uma segunda língua tendo dislexia?

Como aprender uma segunda língua tendo dislexia?

Crianças com dislexia podem ter problemas para aprender a ler e escrever nos primeiros anos escolares. O ensino médio pode trazer outro obstáculo: aprender uma língua estrangeira!

Muitas escolas introduzem línguas estrangeiras no sexto ou sétimo ano. E no ensino médio, muitas vezes é obrigatório. Mas embora possam ter dificuldades em aprender um outro idioma, não é impossível. E pode até ser útil!

 

Os benefícios de aprender uma língua estrangeira

Para algumas crianças com dislexia, aprender uma segunda língua é uma experiência estimulante. Também pode ajudá-las a compreender algumas das nuances do inglês, por exemplo. Para estas crianças, pode ser uma ótima maneira de explorar sua formação cultural. Além disso, as línguas estrangeiras podem transmitir conceitos que não existem na língua portuguesa!

 

Os obstáculos que as crianças com dislexia podem enfrentar

No entanto, nem todas as crianças com dislexia acabam se sentindo fortalecidas ao tentar aprender uma língua estrangeira. Para muitas, é muito difícil e estressante. Isso porque elas enfrentam os mesmos problemas que enfrentam quando estão aprendendo a ler e escrever em português.

Elas podem não ser capazes de reconhecer certos sons ou associar letras a sons. Elas também podem ter dificuldade em pronunciar as palavras que leem e memorizá-las para que possam lê-las automaticamente.

Algumas crianças podem perder parte das informações e ter dificuldade de manter o foco. E todas elas têm a complicação adicional de não estar familiarizadas com o idioma que estão aprendendo.

 

Escolhendo o idioma certo

O idioma estrangeiro que as crianças escolhem pode fazer uma grande diferença em seu desempenho. É importante seguir seus interesses. Crianças que são fascinadas pelo inglês podem ficar mais motivadas a aprender este idioma. Mas as crianças que não têm nenhuma preferência particular podem querer estudar espanhol.

O espanhol pode ser uma boa escolha para crianças com dislexia. É mais previsível do que muitos idiomas – tem menos regras e exceções.

 

Como ajudar as crianças com dislexia a terem sucesso no aprendizado de uma língua estrangeira

As mesmas estratégias que ajudam crianças com dislexia a aprender a ler e escrever em português podem ajudá-las a aprender uma língua estrangeira. Idealmente, as escolas usariam uma abordagem multissensorial altamente estruturada, mas a maioria não oferece este tipo de instrução de leitura especializada para línguas estrangeiras.

Felizmente, há várias coisas que os pais podem fazer para ajudar seus filhos. Aqui estão algumas etapas a serem consideradas:

Perguntar sobre adaptações. Existem estratégias de ensino que podem ajudar a criança. Uma é dar oportunidades extras para prática e revisão. Outra é ensinar explicitamente os sons da língua estrangeira e a conexão entre as letras e os sons. A escola da criança pode não ser capaz de oferecer este tipo de apoio, mas nunca é demais pedir.

Fale com a coordenação da escola sobre o seu filho. A coordenação pedagógica pode trabalhar com o professor da sala de aula com estratégias de ensino. Você também pode solicitar acomodações e modificações a serem adicionadas a criança. Isso pode incluir testes e tarefas mais curtos, avaliações alternativas e tempo estendido para os testes.

Veja mais sobre aulas nas férias. Nas férias, quando a criança não tiver que conciliar as demandas de várias disciplinas, aprender uma língua estrangeira pode ser mais fácil. Além disso, as aulas na escola de idiomas podem ser mais fáceis do que durante o ano letivo.

 

Para finalizar…

Você pode não ser capaz de eliminar os obstáculos que a criança enfrentará ao aprender uma língua estrangeira. Mas você pode ajudar a criança a lidar com os desafios, assim como faz quando ajuda com os problemas de leitura!

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Atendimento pelo WhatsApp
Rolar para cima