Atenção: Como ela difere da memória de trabalho?
A atenção e a memória de trabalho são cruciais para a vida e a aprendizagem do dia a dia. Ambos são aspectos do funcionamento executivo que nos ajudam a assimilar e dar sentido a novas informações. Mas, embora estejam intimamente ligados, essas funções não são a mesma coisa. Abaixo fiz um breve resumo do que cada um é!
O que é a atenção?
Atenção é o processo que nos permite receber informações. Também nos ajuda a selecionar informações úteis. Pense nisso como um funil. Ele reúne o que precisamos saber e canaliza para o nosso cérebro.
Existem quatro partes importantes para “prestar bem atenção”. As crianças podem ter problemas com qualquer um ou todos esses componentes.
Prontidão: As crianças precisam estar prontas para prestar atenção.
Seleção: As crianças devem ser capazes de identificar o que merece atenção. Por exemplo, elas devem ser capazes de se concentrar no professor, não nas vozes dos colegas.
Sustentar: As crianças devem ser capazes de ficar razoavelmente atentas ao longo do tempo. Isso pode ser para uma apresentação de três minutos ou para uma aula de 50 minutos.
Mudar: As crianças devem ser capazes de desviar a atenção brevemente quando novas informações importantes são introduzidas. Por exemplo, elas devem ser capazes de se concentrar em um breve chamado da diretora da escola! Então, elas devem ser capazes de voltar sua atenção para o professor.
Crianças com problemas de atenção podem não se lembrar do que aprenderam. Isso porque nunca “entrou na cabeça delas”!
O que é memória de trabalho?
Depois de coletar as informações, o funil da atenção as alimenta no balde de armazenamento de curto prazo do cérebro. É aqui que as novas informações são armazenadas pela primeira vez. Os especialistas chamam esse processo de “codificação”. É aqui também que o cérebro manipula novas informações para que sejam úteis. Este processo é chamado de “memória de trabalho”.
A memória de trabalho é um processo ativo e bastante instantâneo. Ele nos permite usar informações novas e aprendidas enquanto estamos no meio de uma atividade.
Imagine uma aula de história. O professor está falando sobre grandes nomes de pessoas que descobriram o Brasil. À medida que os alunos ouvem, suas memórias de trabalho “trabalham” com as informações que ouvem, para que tenham significado e relevância.
Isso geralmente envolve colocar as informações em algum tipo de ordem. Isso poderia ser ordem cronológica. Por exemplo, as crianças podem imaginar Pedro Alvares Cabral antes dos indios em uma linha do tempo.
As crianças também podem colocar o que estão ouvindo ou vendo em categorias. Por exemplo, elas podem classificar os exploradores pelo país de origem ou pela região que a exploraram.
Uma vez que essa nova informação é processada, ela deixa o balde de armazenamento de curto prazo do cérebro. Em seguida, ela se move para um “tanque” maior de longo prazo. Se o professor questionar os alunos no final da lição, a informação será recuperada do tanque de memória de longo prazo.
Quando as crianças têm problemas de memória operacional, as informações que armazenam a longo prazo podem ficar desorganizadas em suas mentes. Pode não ter muito significado porque não foi embalado corretamente. E por isso pode não ser muito útil.
Problemas de memória de trabalho também podem fazer com que as informações sejam perdidas e não entrem no tanque de longo prazo.
Atenção, memória de trabalho e diferenças de aprendizado e pensamento
Embora a atenção e a memória de trabalho sejam diferentes, ambas são importantes para o aprendizado. Crianças com TDAH e problemas de funcionamento executivo tem dificuldades com atenção e memória de trabalho.
Crianças com múltiplos desafios como esses podem achar mais difícil de aprender. Mas entender exatamente onde elas têm problemas torna mais fácil ajudá-las a ter sucesso.
Se você suspeita que seu filho tenha dificuldade em prestar atenção ou com a memória de trabalho, procure ajuda profissional. Ela pode apontar onde estão os desafios do seu filho! Também pode ajudar a escola do seu filho a fornecer as estratégias e o apoio de que ele precisa para aprender!
Se seu filho tem TDAH, o médico pode prescrever medicamentos que também podem ajudar. Pode até haver outras coisas que você pode fazer em casa para ajudar a aumentar a memória de trabalho e melhorar a capacidade de concentração!