É com “m” ou “n”?
No início da assimilação das regras gramaticais, cometer alguns erros é parte do processo comum nos estudos. Entretanto, persistência em troca de letras, como “m” e “n”, leitura sem um fluxo contínuo, retendo-se em cada sílaba, ortografia inadequada e falta de compreensão de texto podem indicar um transtorno conhecido como dislexia. A dislexia é uma falha na habilidade de linguagem que se reflete na leitura. Há uma falha neurológica em circuitos responsáveis pela coordenação visual, auditiva e motora. O cérebro disléxico apresenta uma desconexão na região temporo-parieto-occipital e no córtex frontal esquerdo, assim como anaormalidades do córtex têmporo-parietal e do cerebelo em relação a outras áreas cerebrais.
Além dos sintomas citados, a pessoa com dislexia pode apresentar baixa autoestima por acreditar ser incapaz de aprender e por ter que lidar com estigmas como o de preguiçoso ou desatento.
O diagnóstico da dislexia é feito aos oito anos de idade, porém dificuldade de alfabetização e indicadores podem aparecer antes dessa fase.
Fonte: Segredos da mente – Cérebro e aprendizagem, p. 37, 2018.