Cérebro ativo, cérebro protegido!
Conheça alguns hábitos que podem ajudar a manter o cérebro sempre ativo e é claro! Protegido!
Então vamos lá?
Primeiro: Dormir bem!
O sono é fundamental para processos metabólicos e equilíbrio emocional. A falta de sono está associada a distúrbios como estresse e aumento do cortisol, ambos fatores de risco para as demências.
Segundo: Cuidar da saúde!
Entre os fatores de risco modificáveis para as demências, estão os que controlam a hipertensão arterial, diabetes, doença coronariana, excesso de gordura no sangue e diminuição do consumo de álcool.
Terceiro: Rir mais!
Brincar e dar risadas estimula o crescimento de novas células cerebrais e mantêm a demências “à distância”.
Quarto: Fazer meditação!
A meditação parece ter função protetora sobre o cérebro: ajuda as pessoas a combater o estresse e reduz consideravelmente a produção do hormônio cortisol, que aumenta o risco de desenvolver demência.
Quinto: Descobrir o lado artístico!
Aprender a tocar um instrumento musical, ter aulas de pintura ou pertencer a um grupo de jogo de xadrez ou damas pode fazer a diferença. As células cerebrais permanecem ligadas ao mecanismo de plasticidade neuronal, ajudando na formação de novos neurônios especializados.
Sexto: Manter relações sociais!
Ter sempre contato com outras pessoas ajuda na inteligência emocional e ativa áreas do hipocampo e do sistema límbico, contribuindo para a prevenção da demência.
Sétimo: Mexa-se!
Fazer atividades físicas regularmente é um dos maiores fatores que ajudam a manter longo os quadros demenciais. O exercício preserva o volume do hipocampo – uma das primeiras partes do cérebro a serem atacadas pelas demências.
Gostou das dicas? Você já segue alguma no seu dia-a-dia? Conte-me nos comentários! 😊
Fonte: Revista Segredos da Mente – Cérebro e Alzheimer, p. 20 e 21.